Produções financiadas pelo governo russo foram desclassificadas do Emmy 2022 após uma decisão da Academia Nacional de Artes e Ciências Televisivas (NATAS, na sigla em Inglês), devido os ataques à Ucrânia a mandato do presidente Vladimir Putin.
O posicionamento foi anunciado em rede social, nessa quinta-feira, em um post assinado pelo presidente da organização, Terry O’Reilly.
“Como inúmeros indivíduos e organizações em todo o mundo, a NATAS ficou horrorizada com o ataque sem precedentes, e sem provocação, da Rússia ao território soberano da Ucrânia.
Como criadores que dependem de liberdades robustas para lançar luz sobre histórias que elucidam e impactam o mundo ao nosso redor, nossos membros sentem uma profunda empatia e preocupação com o povo ucraniano, cujas liberdades correm o risco de serem ultrapassadas por essas ações hostis.”
Anteriormente, a NATAS já havia se posicionado acerca da guerra, onde eles declararam ter suspendido “as associações de todos os indivíduos russos, bem como todas as afiliações formais com empresas sediadas na Rússia”.
Eles ainda acrescentaram: “Nossos pensamentos estão com o povo da Ucrânia e todos os afetados diretamente pela invasão da nação independente pela Rússia. Oramos por um fim rápido a este trágico conflito”.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>.<a href=”https://twitter.com/TheEmmys?ref_src=twsrc%5Etfw”>@TheEmmys</a> cannot in good conscience do business with any entity associated with or funded by the government of Russia. Any entries currently submitted to our 2022 competitions which fall under this determination have been disqualified. FULL STATEMENT: <a href=”https://t.co/1B4th2PKGB”>pic.twitter.com/1B4th2PKGB</a></p>— The Emmys (@TheEmmys) <a href=”https://twitter.com/TheEmmys/status/1499524056026165253?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 3, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
A organização do Emmy anunciou a desclassificação de produções russas em seu Twitter. (Reprodução: Twitter)
Além da NATAS, outras organizações culturais barraram a Russia de seus eventos, após a Academia de Cinema da Ucrânia ter criado uma petição virtual pedindo retaliação ao país. O festival de Glasgow, que começou no Reino Unido nesta quarta-feira, baniu os filmes russos “No Looking Back” e “The Execution”.
O Festival de Estocolmo, que se inicia nesse mês de março, seguiu os mesmos passos e retirou de sua programação todos os filmes com financiamento do governo russo. Outro festival que também barrou a Russia foi o de Cannes, que não irá aceitar a presença de delegações Russas ou de qualquer pessoa ligada ao governo de Putin no evento marcado para maio.
Foto destaque: Reprodução/Getty Images