Grande sucesso nas telinhas brasileiras nos anos 2000, o reality show da emissora de TV SBT ‘Casa dos Artistas’ causou muita preocupação em sua rival, a Rede Globo, na época em que foi lançada.
De acordo com Rodrigo Carelli, diretor do reality na primeira temporada, a estreia de ‘Casa dos Artistas’ bateu a audiência de ‘Fantástico’, deixando o programa em formato de revista eletrônica da Globo em segundo lugar pela primeira vez na história.
“Foi o caos na Globo. Milhões de reuniões. ‘O que fazer?’, ‘de quem foi a culpa?’, ‘como eles fizeram isso sem a gente saber?'” disse Carelli, que migrou de emissora e hoje em dia trabalha na Record TV comandando o reality ‘A Fazenda’ como diretor.
Assista ‘Realities: o Brasil na TV’ acima
Na época, em 2001, a Globo e o SBT se enfrentaram na justiça pelos direitos autorais do formato do programa, considerando-o muito parecido com o Big Brother Brasil, que atualmente pertence à Globo. A empresa holandesa Endemol (dona do formato original do BBB) chegou a ofertar os diretos do reality para o SBT, mas teve a proposta recusada e aceita logo depois pelo canal rival, a Rede Globo.
Um dos participantes da primeira temporada do programa, o cantor Supla, contou como o SBT reagiu com o confronto na justiça: “O Silvio Santos entrou no meio do reality e falou ‘Olha, talvez a Globo entre com um processo e eu tenha que parar o programa. Já estou avisando a vocês”, recordou o artista.
Mais de 14 anos depois do início do processo, em 2015, o SBT acabou perdendo uma ação milionária na disputa movida pela emissora vizinha e a Endemol pela produção e exibição de ‘Casa dos Artistas’.
Essa história foi contada na nova série documental da Splash, do UOL, em parceria com o MOV.doc, chamada ‘Realities: o Brasil na TV’. A série mostra os bastidores de programas brasileiros.
Foto destaque: Reprodução/SBT