Nesta terça-feira (26), em entrevista para o site norte-americano Vulture, mais um profissional de efeitos visuais veio à público denunciar as práticas abusivas que a Marvel impõe sobre os profissionais que contrata. O artista revelou que a companhia sobrecarrega os funcionários contratando poucas pessoas para a realização de projetos que demandariam um grupo muito maior, com o objetivo de economizar.
“Todos os projetos da Marvel tendem a ter poucos profissionais envolvidos, menos do que o necessário. Por exemplo, trabalhei em um filme que em outras empresas teria uma equipe de dez funcionários. Na Marvel, eram apenas dois, incluindo eu. Acabamos tendo muito mais trabalho do que seria necessário”.
Como as equipes são bastante reduzidas, os artistas são obrigados a trabalharem muito mais, como conta o profissional. “Eu estava trabalhando sete dias por semana, por volta de 64 horas por semana, isso em uma boa semana”. Além disso, são exigidas alterações complexas de última hora para projetos já finalizados, com prazos extremamente curtos. “Você já está sobrecarregado, e então a Marvel começa a exigir mudanças em excesso. Um mês ou dois antes do filme ser lançado, a Marvel decide que quer que nós mudemos todo um terceiro ato”, conta o ex-funcionário.
A Marvel esteve presente na Comic-Con 2022. (Foto: Jesse Grant/Getty Images)
Há cerca duas semanas, o ex-funcionário da Sony Pictures Imageworks, Dhuruv Govil, já havia revelado, em suas redes sociais, alguns detalhes sobre a experiência negativa da época em que trabalhou para a Marvel.
“Trabalhar em programas da Marvel foi o que me levou a deixar a indústria de efeitos visuais. Eles são um péssimo cliente e eu vi muitos colegas terem problemas psicológicos após serem obrigados a trabalhar demais, enquanto a Marvel tenta economizar dinheiro”.
Govil ainda deixou claro que a situação não é recente: “Isso é o caso desde os primórdios do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). Não é algo que começou recentemente. O problema é que a Marvel é muito grande e pode pedir o que bem entender aos funcionários. É um relacionamento tóxico”.
Foto Destaque: Ex-funcionários revelam práticas abusivas da Marvel. Reprodução/Marvel