Ex-produtor de Hollywood, Harvey Weinstein, é condenado por abuso e agressão sexual

Mariene Ramos Por Mariene Ramos
3 min de leitura

Na última segunda-feira (19), o ex-produtor Harvey Weinstein foi condenado por três acusações de estupro e agressão sexual. Segundo depoimento das vítimas os crimes ocorreram entre 2005 e 2013 em Los Angeles e Beverly Hills.

O ex-produtor estava sendo processado em outras acusações, porém o júri não conseguiu chegar a um veredicto unânime. Pelas três acusações que foi considerado culpado, Weinstein pode pegar de 18 a 24 anos de prisão.

Durante os depoimentos, as mulheres narraram os acontecimentos alegando que Weinstein se masturbavam na frente delas, as apalpavas ou as estupravas. Entre as vítimas, está Siebel Newsom, esposa do governador da Califórnia, Gavin Newsom. De acordo com Siebel, o estupro aconteceu em 2005 quando compareceu a uma possível reunião com o ex-produtor. “Harvey Weinstein nunca será capas de estuprar outra mulher. Ele passará o resto de sua vida atrás das grades onde pertence”, disse Siebel em seu Twitter. “Ele é um predador em série e o que ele fez foi estupro”, complementou a esposa de Gavin Newsom.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”zxx” dir=”ltr”><a href=”https://t.co/7IeUAFUydi”>pic.twitter.com/7IeUAFUydi</a></p>&mdash; Jennifer Siebel Newsom (@JenSiebelNewsom) <a href=”https://twitter.com/JenSiebelNewsom/status/1605015136065896453?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 20, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Após a codenação de Weinstein, Siebel Newsom, uma das vítimas, soltou comunicado


A defesa alegou com os atos sexuais eram consentidos pelas vítimas, uma vez que elas acreditavam que Weinstein as ajudariam em suas carreiras.  “Eles jogaram o jogo”, afirmou o advogado de defesa de Weinstein, Alan Jackson.

Além dessas acusações, Weinstein cumpre uma condenação de 23 anos de prisão por assédio sexual e estupro pela Justiça de Nova York e enfrentou sete acusações em Los Angeles por estupro e agressão sexual de quatro mulheres em situações que ocorreram entre 2004 e 2013. Sobre a condenação pela Justiça de Nova York, a defesa entrou com recurso e deverá ser avaliado no próximo ano.

Nos últimos cinco anos mais de 100 mulheres se manifestaram publicamente acusando Weinstein de assédio sexual, agressão ou estupro. Na época, as denúncias contra o ex-produtor ajudaram a fortalecer o movimento #MeToo.

Harvey Weinstein ficou conhecido por suas grandes produções aclamados pelo público que chegaram a ganhar o Oscar, como “Shakespeare Apaixonado” e “A Vida é Bela”. A carreira de Weinstein encerrou com mais de 80 estatuetas e cerca de 350 candidaturas ao Oscar.

Foto destaque: Ex-produtor Harvey Weinstein. Reprodução: Flickr: Thomas Hawk

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile