Fãs boicotam novo livro de George Martin e acusam co-autores de racismo

Sergio Gelio Por Sergio Gelio
3 min de leitura

O novo livro de George R. R. Martin, autor da série Game Of Thrones, está sendo ameaçado de boicote por fãs. Linda Antonsson e Elio M. García Jr, co-autores de “The Rise of the Dragon”, estão sendo acusados de racismo. Em uma divulgação do livro nas redes sociais de Martin, milhares de fãs responderam com críticas aos co-autores. As alegações eram de suposto comportamento problemático e histórico de racismo dos dois. 


George R. R. Martin (Foto: Reprodução/IGN Brasil)


Em março 2012, no seu blog pessoal, Antonsson criticou o fato de que Nonzo Anonzie, um ator negro, interpretou Xaro Xhoan Daxos, personagem descrito como branco nos livros de Game of Thrones. Ela chegou a comemorar a escolha de Ed Skrein, branco, para interpretar Daario Naharis quando havia rumores sobre a opção de um ator de outra etnia. Já em 2022, fez uma crítica parecida ao dizer que a escolha de Steve Toussaint para ser Corlys Velaryon em “House of the Dragon” foi um erro de montagem de elenco. Segundo ela, “Não existem valirianos negros (nos livros) e não deveriam existir nenhum nas séries”.

Antonsson entende que suas declarações foram tiradas de contexto. Ela afirmou ao site Variety que acredita em um elenco inclusivo, mas que “diversidade não deveria ser priorizada sobre a história”. Ainda diz que “se George tivesse de fato feito os valirianos negros ao invés de brancos (…) e este novo programa fizesse os Velaryon em outra etnia, teríamos o mesmo problema com ele”. Martin está ciente das discussões entre seus colegas e os fãs, mas não vê motivo para esse tipo de interação nas redes sociais. Ele também é produtor executivo de House of the Dragon. 

Toussaint, uma das supostas vítimas, comentou alguns fãs que se opõem a ele interpretar um “cara negro rico” não têm problemas em acreditar na existência de dragões. Antonsson disse que esse é um falso paralelo e que mudar a etnia dos personagens “levanta todos os tipos de questões lógicas”. A autora manifesta ser a favor de boicotar autores com os quais não concorda, mas que gostaria que os fãs fizessem isso “por causa de nossas opiniões reais, e não daquelas que projetam sobre nós”. Apesar da confusão, ela e Garcia asseguram estar gostando de “House of the Dragon”. 

Foto destaque: George Martin. Reprodução/Rolling Stone

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile