Festival de Cannes terá Brie Larson no júri e homenagem para Michael Douglas

Karina Cassimiro Por Karina Cassimiro
3 min de leitura

O Festival de Cinema de Cannes revelou os artistas que farão parte do júri, incluindo a atriz americana Brie Larson, vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 2016 pelo filme “O Quarto de Jack” . Além disso, o evento deste ano homenageará o ator Michael Douglas com a Palma de Ouro honorária por sua carreira, a homenagem será durante a Cerimônia de Abertura, em 16 de maio. A edição de 2023 será realizada de 16 a 27 de maio, com 21 filmes na disputa pela Palma de Ouro. Os vencedores serão revelados no último dia do festival na Cerimônia de Encerramento.

O 76º Festival de Cinema de Cannes terá como presidente do júri o sueco Ruben Östlund, vencedor por duas vezes da Palma de Ouro, por “Triângulo da Tristeza” em 2022 e em 2017 com o filme “The Square: A Arte da Discórdia”, ficará responsável por decidir o vencedor da edição de 2023. 

Os organizadores do festival anunciaram em comunicado os membros como uma: “geração de artistas que produzem, que interpretam, que cantam, que escrevem”. Brie Larson que será júri é conhecida por ser a primeira super-heroína do filme da Marvel, a “Capitã Marvel “, dirigido por Anna Boden e Ryan Fleck, em 2019. Ao de Larson integrarão o júri a cineasta marroquina Maryam Touzani, o ator francês Denis Ménochet, a diretora anglo-zambiana Rungano Nyoni, o ator americano Paul Dano “Os Fabelmans” (2022), o escritor e cineasta afegão Atiq Rahimi,  o diretor argentino Damián Szifron, além da diretora francesa Julia Ducournau ganhadora da Palma de Ouro 2021 por seu filme “Titane”.


Michael Douglas. (Foto: Reprodução/Gareth Cattermole /Getty Images


Durante a cerimônia de abertura, o festival fará uma homenagem para o ator Michael Douglas, vencedor do Oscar de Melhor Ator por “Wall Street – Poder e Cobiça” (1987). O festival já concedeu a Palma de Ouro honorária para Forest Whitaker, Agnès Varda, Jean-Pierre Léaud, Jodie Foster ou Manoel de Oliveira.

Em comunicado enviado à imprensa, o ator agradeceu a homenagem. “Desde minha primeira vez aqui, em 1979, até minha estreia mais recente com “Minha Vida com Liberace”, em 2013, o Festival sempre me lembrou que a magia do cinema não está apenas no que vemos na tela, mas em sua capacidade de impactar as pessoas em todo o mundo. Depois de mais de 50 anos no ramo, é uma honra retornar à Croisette para abrir o Festival e abraçar nossa linguagem global compartilhada no cinema”, disse Michael Douglas.

Foto destaque: Logo do Festival de Cannes. Reprodução/Festival de Cannes

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile