Com direção de Luiz Fernando Carvalho e protagonizado por Maria Fernanda Cândido o longa “A Paixão Segundo G.H.” foi anunciado como um dos filmes que será exibido no Festival de Rotterdam em 2024, na Holanda. A obra baseada no livro de Clarisse Lispector já foi exibida no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo em outubro deste ano.
Foto de divulgação do filme (foto: reprodução/Instagram/@ mariafernandacandidooficial)
Festival Rotterdam
Será a 53º edição do festival que acontece entre os dias 25 de janeiro a cinco de fevereiro do ano que vem. Também estarão presentes no festival outras obras brasileiras como “Praia Formosa” de Julia de Simone e “Relato de um Certo Oriente” que foi dirigido por Marcelo Gomes. O roteiro de “A Paixão Segundo G.H.” é uma parceria de Luiz Fernando Carvalho e Melina Dalboni e além de Cândido o elenco é composto também por Samira Nancassa que faz o papel da empregada. O longa não tem data de estreia nos cinemas nacionais.
Sinopse do Filme
O cenário do filme é Rio de Janeiro em 1964, conta a história de G.H., interpretado por Maria Fernanda Cândido, após sofrer um término amororso a escultora integrante da elite de Copacabana. G.H. então decide arrumar sua cobertura após a demissão de sua empregada e começa pelo quarto de serviço e acaba se deparando com uma enorme barata que revela seu próprio horror diante do mundo, trazendo uma reflexão sobre a sociedade cheia de preconceitos que trata como sujo pessoas que são seus subordinados. A partir daí, G.H. entra em uma crise existencial questionando suas crenças, identidade e convenções colonialistas que aprisionam as mulheres até nos dias de hoje.
Foto destaque: Maria Fernanda Cândido no papel de G.H. na adaptação do cinema “A Paixão Segundo G.H.” (reprodução/Instagram/@mariafernandacandidooficial)