Filme “Pedágio” representará o Brasil no Festival Internacional de Toronto

3 min de leitura

O filme brasileiro “Pedágio”, de Carolina Markowicz, foi selecionado ao Festival Internacional de Toronto. A escolha marca a volta da diretora ao evento canadense, que no ano passado, apresentou seu primeiro longa-metragem “Carvão”, no mesmo festival.

O longa foi selecionado como a única produção brasileira de ficção a ser exibida no festival. Protagonizado por Maeve Jinkings, que também estava em “Carvão”, de 2022, Kauan Alvarenga (que trabalhou no curta “O Órfão”, também da diretora), Aline Marta Maia (também de “Carvão”), Thomás Aquino (da série “Os Outros”) e Isac Graça (da série portuguesa “Três Mulheres”).

Sobre o filme

Jinkings interpreta Suellen, uma funcionária de pedágio nas cercanias de Cubatão, São Paulo. Uma mãe que não aceita a orientação sexual do filho e, frustrada e inconformada, percebe que pode usar seu trabalho para arrecadar uma renda extra através de certos delitos na esperança de financiar uma suposta e caríssima “cura” para a homossexualidade do seu filho.


Filho de Suellen em “Pedágio”. (Foto: Divulgação/Biônica Filmes/O Som e a Fúria)


“Pedágio” apresenta o retrato da opressão e a violência sofrida pela comunidade LGBTQIA+, em um drama real de humor ácido.

A diretora que também é responsável pelo roteiro em comunicado enviado pela assessoria do filme relatou, “O fosso conservador que vivemos nos últimos tempos serviu para deixar bem à vontade cada indivíduo que se achasse no direito de proferir críticas e até agressões à população LGBTQIA+”, disse Maeve.

E continuou, “Além da violência, há práticas absurdas e patéticas, como as retratadas pelo filme, que parecem ser ficção, mas estão muito próximas à realidade surreal do brasileiro LGBT, gerando sequelas físicas e emocionais irreparáveis”, completou.

O longa tem produção da Biônica Filmes e O Som e a Fúria, com coprodução da Globo Filmes e Paramount Pictures. A distribuição é da Paris Filmes.

Outras indicações

Além da sua seleção ao Festival Internacional de Cinema de Toronto 2023, o filme terá sua première europeia no prestigiado Festival de Cinema de San Sebastián. A cineasta retorna ao evento espanhol, na mostra Horizontes Latinos, onde também apresentou seu trabalho de estreia “Carvão” no festival.

O festival canadense acontece de 7 a 17 de setembro, enquanto o espanhol é realizado de 22 a 30 de setembro.

Além da seleção nos prestigiados eventos internacionais, “Pedágio”, também está entre os filmes nacionais inscritos para representar o Brasil no Oscar, na disputa de melhor filme internacional em 2024.

 

Foto destaque: Maeve Jinkings como Suellen em “Pedágio”. Foto: Divulgação/Biônica Filmes/O Som e a Fúria

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile