Nesta terça-feira (26), após divulgar as novas categorias do Globo de Ouro, no final da tarde foi anunciado também a expulsão de três membros votantes do prêmio. De acordo com o site norte-americano Deadline, o motivo seria por violação do Código de Conduta da instituição. Outros 15 integrantes deixaram a premiação, incluindo a brasileira Ana Maria Bahiana, que integrava o quadro de júri desde 1989.
Premiação reúne produções em destaques no cinema e na TV (Foto: reprodução/Pro Digital Pop)
Motivo das expulsões
Os três membros expulsos são o jornalista bangladês Munawar Hosain que estava na associação desde 1993, o jornalista húngaro Aniko Navai desde 1999 e a jornalista e crítica de cinema egípcia Howaida Hamdy, que ingressou em 2021, em uma tentativa da organização de demostrar diversidade depois de sofrer diversas críticas pela suposta falta de representatividade no júri de votações.
A reportagem da Deadline não explica o porquê das expulsões já que Honsain e Navai eram membros da Hollywood Foreingn Press Association (HFPA) há décadas, mas Hamdy foi investigada por fazer diversos comentários considerados antissemitas e extremistas em posts no Twitter (agora X) e em seus textos críticos de cinema em árabe.
Escândalos do Globo de Ouro
Nos últimos tempos, a premiação vem sofrendo diversas críticas e acusações de sua credibilidade, como suborno em troca de nomeações, falta de transparência e representatividade e indicações duvidosas. Em Hollywood, a credibilidade do prêmio não é muito boa, por ter um júri muito pequeno de 90 jornalistas comparado aos dez mil do Oscar e as grandes acusações de favorecimento em algumas produções colocam em dúvidas as questões éticas da organização.
Muito atores já se manifestaram contra a premiação. Tom Cruise, por exemplo, devolveu os três troféus que recebeu; Scarlett Johansson já disse que não participa mais da premiação; e Mark Ruffalo, em 2021, disse não sentir orgulhoso ou feliz por ter recebido o prêmio de melhor ator em minissérie ou filme para TV.
A cerimônia de entrega da 81ª edição da prêmiação ocorre dia 7 de janeiro de 2024.
Foto destaque: HFPA. Reprodução/Estação Nerd