Greve de Hollywood parece estar próxima do fim

Henrique Santos Por Henrique Santos
2 min de leitura

O sindicado dos roteiristas de Hollywood (WGA) e o AMPTP (Aliança dos Produtores de Filme e Televisão de Hollywood), irão dar continuidade as negociações para o fim da greve que dura desde maio. A nova reunião está prevista para acontecer na próxima semana. 

Nova reunião deve definir o rumo da paralisação

“Na quarta-feira, 13 de setembro, o WGA entrou em contato com a AMPTP e solicitou uma reunião para avançar nas negociações. Concordamos e estamos trabalhando para agendar uma reunião na próxima semana. Todas as empresas membros da AMPTP estão comprometidas e ansiosas para chegar a um acordo justo e trabalhar em conjunto com a WGA para acabar com a greve”, comunicado emitido pela aliança dos estúdios via Deadline.


Greve de Hollywood dura 4 meses. (Foto: reprodução/Grosby Group/ofuxico)


Conforme o comunicado, o sindicato dos roteiristas de Hollywood (WGA) junto com a AMPTP, decidiram marcar essa reunião e a expectativa é que a greve que dura desde o dia 2 de maio chegue a uma resolução positiva muito em breve. Ambos os sindicatos não entram em greve juntos desde 1960.

Motivo da greve

Conforme os roteiristas, a decisão da paralisação geral foi tomada durante as negociações salariais da categoria com os principais conglomerados de entretenimento. Entre as principais queixas do grupo estão a dificuldade em receber remunerações com ajustes diante da atual inflação, a encomenda por séries de televisão com temporadas mais curtas e a falta de pagamento por ganhos residuais.

Outra questão que foi determinante para a greve é sobre o uso de tecnologia, já que os roteiristas pedem pela regulamentação do uso de Inteligência Artificial em produções. Enquanto o sindicato pede legislação para que Inteligência Artificial não possa ser usada para escrever ou adaptar qualquer material, a AMPTP deseja ter reuniões anuais para discutir o avanço da tecnologia e seu uso para desenvolver projetos futuros. 

 

Foto Destaque: roteiristas e os estúdios estão dispostos a negociar o fim da greve. Reprodução/Allstar/olhardigital

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile