Foi divulgado no sábado (7) pela Sociedade Americana de Cinematógrafos que o lendário diretor de fotografia Owen Roizman morreu aos 86 anos, após enfrentar um longo período doente. Não há, porém, maiores informações a respeito da causa da morte e de que doença seria, assim como nenhum outro detalhe acerca do assunto foi revelado até o momento.
O produtor e cineasta americano Charles de Lauzirika publicou uma homenagem para Roizman através de sua rede social no Twitter. “Momentos icônicos, imagens indeléveis. Owen Roizman trabalhou com os melhores e capturou os melhores. Um diretor de fotografia brilhante e um contador de histórias visual. Descanse em paz”, disse Lauzirika em sua postagem.
Um fã também fez menção ao diretor declarando: “Se você ama o cinema dos anos 1970, você ama o trabalho de Roizman. Outros, o consideraram ‘brilhante’ e ‘lendário’”, disse ele.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Iconic moments, indelible images. Owen Roizman worked with the best and captured the best. A brilliant cinematographer and visual storyteller. R.I.P. <a href=”https://t.co/8a4kvgkJHH”>https://t.co/8a4kvgkJHH</a> <a href=”https://t.co/GDRRR2xdQH”>pic.twitter.com/GDRRR2xdQH</a></p>— Charles de Lauzirika (@Lauzirika) <a href=”https://twitter.com/Lauzirika/status/1611818875234013184?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 7, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Charles de Lauzirika fez uma homenagem a Roizman após saber de seu falecimento (Reprodução/Twitter)
Carreira como diretor de fotografia
Roizman teve seu nome indicado ao Oscar cinco vezes por seu trabalho em “Operação França”, “O Exorcista”, “Rede de Intrigas”, “Tootsie” e pelo faroeste “Wyatt Earp”. No ano de 2017, recebeu uma homenagem com um Oscar honorário pelas contribuições que fez à indústria cinematográfica ao longo de sua vida. Ainda naquele mesmo ano, os cineastas Agnès Varda e Charles Burnett e o ator Donald Sutherland se juntaram a Owen e também receberam o mesmo reconhecimento pelo conjunto da obra.
Em 1997, duas décadas antes, o diretor já havia conquistado da Sociedade Americana de Cinematógrafos outro prêmio em virtude do conjunto de sua obra. Além das inúmeras indicações ao Oscar, Roizman também foi indicado ao Emmy em 1972 por sua fotografia no especial de variedades estrelado por Liza Minnelli, o “Liza com Z”, e dirigido por Bob Fosse. Ele trabalhou com o cineasta Sydney Pollack em cinco filmes: ‘Três Dias do Condor’, ‘O Cavaleiro Elétrico’, ‘Ausência de Malícia’, ‘Tootsie’ e ‘Havana’, sendo responsável por toda fotografia dos longas.
Foto destaque: O diretor de fotografia Owen Roizman. Reprodução/Twitter