Jake Gyllenhaal recebe nova proposta para filme da Marvel, diz insider

6 min de leitura

De acordo com o insider MyTimeToShineHello, o ator Jake Gyllenhaal teria recebido uma nova proposta da Marvel para interpretar o Dr. Reed Richards no novo filme do Quarteto Fantástico. O herói já havia sido apresentado ao público no filme “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022)”, por meio da atuação de John Krasinski, que não aceitou um contrato de longo prazo com a Marvel Studios.

A urgência da greve do sindicato dos atores de Hollywood levou a Marvel a enviar uma oferta a Gyllenhaal, que já deu vida a outro personagem do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU): o vilão Mysterio, de “Homem-Aranha: Longe de Casa” (2019).


John Krasinski interpretou Reed Richards em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, da MCU (Foto: reprodução/ Site/ Disney Plus Brasil)


Um ator, dois personagens

O que pode intrigar os fãs se a informação for concretizada – como já aconteceu em outras rumores deste insider – é como a Marvel lidará com o fato de Jake Gyllenhaal interpretar dois personagens do MCU.

Já aconteceu antes justamente com Chris Evans, que interpretou o Tocha Humana nos filmes do “Quarteto Fantástico” de 2005 e 2007 e, posteriormente, o Capitão América nos filmes do MCU entre 2011 e 2019. No entanto, os direitos dos filmes do “Quarteto Fantástico” pertenciam à FOX na época e, também, a carreira de Evans estava em uma estágio completamente diferente do que se transformou no período de seu contrato com a Marvel, que consolidou a carreira do norte-americano.

A personificação do Capitão América por Evans é icônica e, pode-se dizer, até indissociável. Por outro lado, não se pode dizer o mesmo de seu papel como Tocha Humana, que os “pouco fãs” ou fãs moderados, podem desconhecer ou considerar “esquecível”. Ademais, a diferença discrepante do sucesso dos filmes citados da Marvel e da FOX dão suporte a essa sensação. 

A situação em filmes da MCU aconteceu pela primeira vez com a atriz Gemma Chan, que interpretou a Doutora Minerva em “Capitã Marvel” e Sersi em “Eternos (2021)”. Porém, a Doutora Minerva é um Kree, uma raça humanóide de coloração azul, então além de ter um papel secundário no filme protagonizado por Brie Larson, a maquiagem feita para a performar a personagem extraterrestre facilitou a reutilização da atriz para seu papel em “Eternos”, no qual interpreta uma super-heroína humana – portanto sem alterações radicais na aparência.


Jake Gyllenhaal interpretou o vilão Mysterio em Homem-Aranha: Longe de Casa (Foto: reprodução/ Site/ Marvel)


A situação que a Marvel está inserida com Jake Gyllenhaal é mais complicada. O ator, que quase substituiu Tobey Maguire em “Homem-Aranha 2” (2004) por conta de uma lesão nas costas do ator original, atuou em um dos filmes do herói, mas, dessa vez, como vilão. Gyllenhaal havia interpretado Mysterio no segundo filme da trilogia do herói no MCU e, além disso, por ser o primeiro filme depois do ato final da primeira geração de heróis do MCU, “Vingadores – Ultimato” (2019), o filme obteve sucesso que ultrapassou o bilhão de dólares em bilheteria.

Para deixar a situação mais desfavorável, o arco de Mysterio deu origem a narrativa do último filme da trilogia, o fenômeno “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” (2021) – que reuniu os homens-aranhas anteriores dos filmes da Sony, Tobey Maguire e Andrew Garfield, e do da Marvel, interpretado por Tom Holland -, tornando-o um dos vilões mais emblemáticos do MCU. 

Portanto, ao contrário dos casos citados, Gyllenhaal já é reconhecido e personificado em um personagem do universo, o que dificulta a missão da Marvel em integrá-lo novamente e na tomada de decisão na questão que o envolve: se tentarão desassociar o ator do personagem passado, se vão apenas ignorar e “deixar para lá” ou adotar uma outra estratégia.

 

Decisão final

Além de John Krasinski, a Marvel também teria recebido a recusa do ator britânico Matt Smith (“Doctor Who”, “Game of Thrones”, “The Crown” e “Star Wars IX”) antes da greve dos atores de Hollywood, o que deixa a Marvel entre os atores Jake Gyllenhaal e Adam Driver (“Star Wars” VII, VIII, IX, e “História de um Casamento”). No entanto, rumores apontam que Driver não teria se identificado com o roteiro, o que também levaria a uma rejeição iminente.

O novo filme do “Quarteteto Fantástico” será dirigido por Matt Shakman, que dirigiu “WandaVision”, “Game of Thrones” e “It’s Always Sunny in Philadelphia”. Mesmo com a greve dos atores e roteiristas de Hollywood, a Marvel ainda não lançou um comunicado oficial informando se irá postergar o anúncio do elenco ou a data do lançamento em decorrência da greve, portanto, o início das gravações segue marcado para janeiro de 2024 e a data de lançamento em maio de 2025. 

 

Foto destaque: Jake Gyllenhaal incorporando o vilão Mysterio, em Homem-Aranha: Longe de Casa. Reprodução/ Site/ Disney Plus Brasil

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile