O cineasta e diretor dos filmes de “Avatar”, James Cameron, revelou ao site americano, The Wrap, o que na sua concepção separa e difere os filmes da franquia produzida por ele das aventuras do universo cinematográfico Marvel ou de outros filmes de super-herói. Para ele, a grande e verdadeira diferença está nos antagonistas e conflitos que os heróis das suas histórias enfrentam.
“Os Na’vi não estão lidando com problemas extraordinários, não estão enfrentando algum cara que quer conquistar a galáxia”, comentou ele, ainda acrescentando: “Eu nem estou criticando filmes de super-heróis, mesmo porque os adoro. Acho que são os nossos mitos modernos, lutas entre deuses gregos. Amo esse tipo de coisa, mas não era meu objetivo aqui”, explicou.
Cameron fez questão de continuar seu raciocínio esclarecendo que, para ele, os dilemas familiares dos personagens formam o arco mais importante no longa. “Uma das coisas que ditou o sucesso do primeiro Avatar foi que ele ressoou pelo mundo todo, em todas as culturas. Não foi só nos Estados Unidos – três quartos da bilheteria veio de outros países”, relembrou o diretor.
Assita o trailer oficial de “Avatar: O Caminho da Água” (Vídeo: Reprodução/Youtube)
Ele também completou dizendo que “Era importante para mim que a nossa história fosse universal. Todo mundo tem que lidar com pais e filhos, mães e filhas, irmãos e irmãs. Não importa qual sua cultura, sua linguagem, sua religião, isso faz parte de sua vida. É uma ideia universal”, finalizou ele.
Contudo, apesar de Cameron já ter preparado e deixado alinhado um total de quatro sequências para os filmes de Avatar, é importante destacar que o lançamento só irá ocorrer dependendo da boa performance que “Avatar: O Caminho da Água” conquistar nas bilheterias. Se isso realmente se concretizar, o terceiro longa chegará ao público em dezembro de 2024, enquanto Avatar 4 chega em 2026, e Avatar 5, em 2028, respectivamente.
Foto destaque: James Cameron, diretor de “Avatar: O Caminho da Água”. Reprodução/Twitter