Martin Scorsese será homenageado no Festival de Berlim 2024

Larissa Brito Por Larissa Brito
3 min de leitura

A organização do Festival de Berlim 2024 confirmou ao THR, que o evento vai celebrar o conjunto da obra de Martin Scorsese e também irá entregar ao cineasta o Urso de Ouro honorário.

“Para qualquer um que considera o cinema como a arte de moldar uma história de maneira simultaneamente pessoal e universal, Martin Scorsese é um exemplo a ser seguido”, comentaram os diretores do festival, Carlo Chatrian e Mariëtte Rissenbeek, que pontuaram “os filmes dele acompanharam nossa história como espectadores e seres humanos, os seus personagens viveram e cresceram dentro de nós, a sua visão da história e da humanidade nos ajudou a entender e questionar quem somos e de onde viemos”.


Anúncio do Festival de Berlim 2024 para homenagem à Martin Scorsese. (Foto: reprodução/X/@berlinale)


Alguns filmes de Martin Scorsese já foram exibidos em Berlim várias vezes, porém ele nunca venceu a hora maior do festival. “Ilha do Medo” (2011), “Gangues de Nova York” (2002), “Cabo do Medo” (1992) e “Touro Indomável” (1980), e muitos outros, já foram exibidos no evento.

Saiba mais sobre o Urso de Ouro honorário de Berlim

o Prêmio existe desde 1982 e já foi para alguns ícones do cinema como Helen Mirren, Steven Spielberg, Isabelle Huppert, Meryl Streep, Willen Dafoe, Ian MCKellen, Kirk Douglas, Shirley MacLaine, Alain Delon, Catheerine Deneuve, Sophia Loren, Oliver Stone, James Stewart e Dustin Hoffman.

Festival de Berlim 2024

O evento anunciou recentemente os sete primeiros filmes selecionados para a sua programação Berlinale Specials, que não concorrem ao Urso de Ouro, porém terão exibições especiais no festival. A cerimônia ocorre entre 15 e 24 de fevereiro de 2024.

A organização do Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim, revelou recentemente, a programação de filmes que irão competir na edição de 2024 e entre eles está um curta-metragem brasileiro intitulado “Lapso”, que irá competir na categoria de novos diretores. E conta a história de dois jovens da periferia de Belo Horizonte, que cumprem medidas socioeducativas depois de praticarem atos de vandalismo. Eles se conhecem e passam a compartilhar incertezas e também afetos.

O filme tem direção e roteiro pela cineasta mineira Caroline Cavalcanti, que já fez lançamento de outros curtas.

Foto Destaque: Martin Scorsese (Reprodução/X/@omelete)

Olá, sou Larissa! Estudante de Jornalismo e Letras, trilhando o caminho fascinante onde as letras se encontram com as notícias, exercendo o jornalismo em diversos outros portais online, mergulhando nas editorias como redatora em celebridades, música e TV/cinema com a missão de contar as narrativas que moldam o nosso mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile