O filme “Medida Provisória”, já está disponível nos streamings. O longa pode ser alugado nas plataformas e operadoras: Claro, Sky, Oi, Vivo, Google e Itunes. Esse é o primeiro filme de ficção de Lázaro Ramos e se passa num futuro distópico em que o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem à África, como forma de reparar os tempos de escravidão. A partir desse conflito e da história de amor vivida por Capitu (Taís Araújo) e Antonio (Alfred Enoch), o filme debate questões sociais.
Trailer de Medida Provisória (Reprodução/Youtube)
O roteiro do filme é baseado em “Namíbia, Não!”, obra de sucesso no teatro brasileiro, de autoria de Aldri Anunciação. Escrito originalmente em 2011, Lázaro se encantou pelo texto e fez a adaptação para o cinema em 2015, porém só em 2019 que as filmagens foram iniciadas. Filmado em diversas locações na cidade do Rio de Janeiro, o filme conta com Alfred Enoch, Taís Araújo, Seu Jorge, Adriana Esteves entre outros grandes atores no elenco.
Com direção musical assinada por Plínio Profeta, Rincon Sapiência e Kiko de Souza, que comovem o espectador com canções de Elza Soares e Liniker. Plínio ficou responsável por trazer a carga cinematográfica necessária, e a dupla Rincon e Kiko pela busca por sonoridades do hip hop paulista contemporâneo.
Parte do elenco de Medida Provisória com o diretor Lázaro Ramos (Foto: Lucas Ramos/AgNews)
“Uma das principais ideias que ‘Medida Provisória’ busca levar para o público é a de coletividade, o que fortalece ideias e torna nossa vivência mais potente”, disse Lázaro sobre o filme. “E eu fiquei feliz demais em ver que o público percebeu isso e se sentiu a vontade para contribuir, através da sua arte, textos, das fotos e todo material que venho recebendo desde antes do Medida estrear”, completou o diretor da obra.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Medida Provisória se torna o 2° maior filme nacional de 2022 com mais de 445 mil ingressos vendidos e uma arrecadação total de R$ 8.1 milhões.<a href=”https://twitter.com/hashtag/MedidaProvisoria?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#MedidaProvisoria</a> <a href=”https://t.co/DGZIzWNUVD”>pic.twitter.com/DGZIzWNUVD</a></p>— Portal Box Office (@BoxReport) <a href=”https://twitter.com/BoxReport/status/1535256916036919297?ref_src=twsrc%5Etfw”>June 10, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Medida Provisória é o segundo maior filme nacional de 2022 (Reprodução/Twitter)
Com grande apoio do público, cerca de 450 mil pessoas acompanharam nos cinemas o longa dirigido por Lázaro Ramos, que exigiu que fossem feitas sessões sociais, para que o filme pudesse alcançar mais público e também engrandecer o debate em questão. Medida provisória já dava sinais fortes de que seria um marco no cinema nacional. O filme contou com pré-estreias que tiveram ingressos esgotados ou com aberturas de mais salas e datas de exibição.
Na semana de estreia, o filme lotou as salas de cinema e teve a maior média por sessão, mesmo concorrendo com grandes franquias, como é o caso de “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”, que estreou no mesmo dia.
Foto destaque: Lázaro Ramos. Foto: Kid Junior/SVM