No início desta semana, o site americano The Hollywood Reporter publicou com exclusividade uma matéria onde revelava problemas nas gravações do longa-metragem Megalopolis, do renomado diretor Francis Ford Coppola. De acordo com o texto escrito pelos jornalistas Kim Masters, Scott Feinberg e Aaron Couch, o diretor da trilogia O Poderoso Chefão, perdeu toda a equipe de efeitos visuais em dezembro, além de ter perdido o designer de produção e supervisor de direção de arte.
O filme está sendo financiado por Francis Ford Coppola, que desembolsou cerca de US$ 120 milhões mas segundo o The Hollywood Reporter, os custos de filmagem devem aumentar ao longo da produção. O site também relevou que a equipe de produção não tem certeza se será possível seguir em frente.
Na terça-feira (10), Francis Ford Coppola decidiu conversar com o site Deadline a respeito da publicação do THR sobre o filme. “Amo meu elenco, amo o que estou recebendo todos os dias. Estou dentro do cronograma e do orçamento, e isso é o que é importante para mim.”, contou o diretor.
Atores de Megalopolis, Audrey Plaza e Adam Driver ao lado de Francis Ford Coppola durante as gravações do filme em Atlanta, EUA. (Reprodução/Getty Images)
Coppola admitiu que alguns contratempos aconteceram mas nada de altíssima gravidade. A saída do departamento de efeitos visuais foi uma das soluções encontradas pelo diretor para deixar o filme dentro do orçamento. O filme está sendo feito com tecnologia de experimental e, portanto a equipe decidiu que seria melhor deixar os efeitos visuais para a pós-produção. “Foi basicamente sobre controlar gastos.”, afirmou o Coppola.
“Nunca trabalhei em um filme em que estivesse tão feliz com o elenco.”, disse Coppola. “Estou tão feliz com o visual e por estarmos dentro do cronograma. Esses relatos (do The Hollywood Reporter) nunca dizem quem são suas fontes. Para eles eu digo: Hahaha, apenas espere e veja. Porque este é um filme bonito e principalmente porque o elenco é ótimo. Nunca trabalhei com um elenco tão trabalhador e tão disposto a buscar o não convencional, a encontrar soluções ocultas. É uma emoção trabalhar com esses atores e a fotografia é tudo que eu poderia esperar. Então, se estamos dentro do cronograma, e eu amo os atores e o visual, não sei do que as pessoas estão falando aqui.”, continuou o diretor de Drácula de Bram Stocker (1992).
Ainda sobre Megalopolis, Coppola contou, “Terminaremos o filme no final da primavera americana de 2023, e estamos dentro do orçamento, o que é difícil para um grande filme.” Sobre o lançamento, ele relevou que não tem interesse em levar o longa-metragem para grandes festivais, “Estou interessado no lançamento nos cinemas e nos cinemas IMAX, e estou ansioso pela possibilidade de ter, pela primeira vez na história, um filme estreando no mesmo dia em todos os países. Essa é a minha meta.”
Megalopolis conta com Adam Driver (História de Um Casamento), Audrey Plaza (The White Lotus), Nathalie Emmanuel (Game Of Thrones), Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia), Laurence Fishburne (Matrix), Jason Schwartzman (Maria Antonieta), Jon Voight (Perdidos na Noite) e Dustin Hoffmann (Kramer vs. Kramer).
Foto destaque: Francis Ford Coppola. (Reprodução/Al Seib/A.M.P.A.S/Getty Images)