Na última segunda-feira (27), morreu, aos 87 anos, o animador e funcionário mais antigo da Disney, Burny Mattison. A causa da morte não foi divulgada.
Mattison, iniciou a sua carreira aos 18 anos de idade e foi responsável por estar à frente de grandes clássicos da Disney, como “A Bela Adormecida” “A Bela e a Fera” e “O Rei Leão”. Durante os 70 anos em que esteve na companhia, Mattison exerceu diversas funções, entre elas como diretor, produtor, animador assistente e artista de storyborad.
Em comunicado no Twitter, a Disney agradeceu o trabalho do animador. “Você fez do nosso mundo um lugar mais feliz e inspirou gerações de artistas com seu coração, humor e capacidade de contar histórias. Obrigado por seu legado, Burny”, escreveu a companhia.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”es” dir=”ltr”>Walt Disney Animation ha compartido este emotivo homenaje en memoria de Mattison<br><br>Realmente su contribución a Disney es incalculable, gracias por todo Burny <a href=”https://t.co/iOLSkBsCMe”>pic.twitter.com/iOLSkBsCMe</a></p>— DISNEY REACTIONS (@DisneyReact) <a href=”https://twitter.com/DisneyReact/status/1630337697486188545?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 27, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Burny Mattison trabalhou por 70 anos na Disney. (Reprodução/Twitter)
A diretora de criação da Walt Disney Animation Studios, Jennifer Lee, também lamentou a perda em seu Twitter. “A arte, a generosidade e o amor de Burny pela Disney Animation e pelas gerações de contadores de histórias que passaram por nossas portas, por sete décadas, nos tornaram melhores – melhores artistas, melhores tecnólogos e melhores colaboradores. Todos nós, que tivemos a honra de conhecê-lo e aprender com ele, garantiremos que seu legado continue”, lamenta Lee.
Segundo a Disney, Mattison ainda estava trabalhando na companhia em período integral. Em uma entrevista há 20 anos, Mattisson disse que sentia que ainda não tinha envelhecido. “Quero dizer, 50 anos é muito tempo, mas ainda me sinto como aquele garoto de 18 anos que veio para cá em 53, sabe? Nunca me sinto como se tivesse envelhecido”, declarou na época.
O lado criativo de Mattisson sempre foi destaque por onde passava. Para quem teve a oportunidade de trabalhar ao lado do grande artista, lembra que ele deixou um grande legado e que nunca será esquecido.
Mattison deixou a esposa, Ellen Siirola, e dois filhos, Brett e Genny.
Foto destaque: Burny Mattison com um quadro do Mickey. Reprodução/Twitter