Morre o ator Peter Simonischek, de Animais Fantásticos

Luiz Arthur Por Luiz Arthur
3 min de leitura

O ator austríaco Peter Simonischek, de 76 anos de idade, faleceu durante a noite da última segunda-feira (29). O ator, que ficou conhecido fora da Europa por seus papéis em “As Faces de Toni Erdmann (2016) e sua participação em “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” (2022), havia feito sua última aparição pública durante o final de fevereiro deste ano, no Festival Internacional de Cinema em Berlim.


Peter Simonischek em ‘Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore’. (Foto/Reprodução/IMDB)


Desde a década de 70, Simonischek estabeleceu uma sólida reputação no mundo teatral da Áustria. Ele conquistou reconhecimento especialmente por suas interpretações notáveis no papel principal da renomada peça austríaca, Jendermann. Ao longo dos anos, ele teve a oportunidade de encenar esse papel em várias produções, ganhando destaque em performances tradicionais no prestigioso Festival de Salzburgo, na Áustria.

Seu primeiro marco popular no cinema foi durante a participação de Simonischek no filme “Três Irmãs” (1988), da cineasta alemã Margarethe von Trotta. Peter estrelou ao lado de nomes como Fanny Ardant, Greta Scacchi e Valeria Golino. O filme competiu no Festival de Cannes, conquistando vários prêmios pelo circuito europeu.

Em reconhecimento à sua forte presença nos palcos, Simonischek recebeu o título honorário austríaco de “Ator de Câmara” em 2016.


Peter Simonischek em ‘As Faces de Toni Erdmann’. (Foto/Reprodução/IMDB)


Durante muitas décadas, ele conseguiu um equilíbrio notável entre suas participações no cinema, televisão e teatro, deixando uma marca convincente em obras aclamadas. Seu desempenho ganhou notoriedade, como na angustiante saga patriótica intitulada “Hierankl” (2003), com sua atuação no filme cômico “Die Welt der Wunderlichs” (2016) e durante sua interpretação como o filho de um criminoso de guerra nazista em “Der Dolmetscher” (2018).

A notícia da morte foi confirmada pela agência austríaca ORF (via THR). Entretanto, a causa da morte ainda não foi divulgada.

O ator deixa dois filhos, Max Simonischek e Kaspar Simonischek, frutos do casamento com a atriz Charlotte Schwab. Os dois jovens seguiram carreira como atores na indústria austríaca de cinema.

 

Foto Destaque: Peter Simonischek. Foto/AFP

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile