Morre William Friedkin, diretor do filme “O Exorcista”

Henrique Santos Por Henrique Santos
3 min de leitura

O diretor da obra clássica de terror ‘O Exorcista’ (1973), William Friedkin, faleceu nesta segunda-feira (7) devido à insuficiência cardíaca causada por uma pneumonia. Friedkin morreu na sua residência, em Los Angeles, aos 87 anos.

A informação da morte do diretor foi divulgada e confirmada por Stephen Galloway, amigo de Friedkin e de sua esposa, Sherry Lansing.


Cena do filme ‘O Exorcista’. (Foto: reprodução/techtudo)


O auge de William Friedkin veio na direção de ‘Operação França’ (1971)

Antes de assumir a direção do filme de terror em 1973, dois anos antes, William Friedkin dirigiu o filme ‘Operação França’. A produção foi considerada o auge de Friedkin, o filme ganhou cinco Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (para Friedkin) e Melhor Ator, com Gene Hackman.

A sinopse do filme conta a história de dois detetives de Nova York: Jimmy ‘Popeye’ Doyle e Buddy Russo. Ambos descobrem uma rede de tráfico de drogas que começa na França. Doyle faz de tudo para tentar capturar o chefão do esquema.

‘O Exorcista’ (1973)

O filme foi indicado a dez Oscar e foi considerado um divisor de águas na história do cinema de terror. O filme se passa na cidade de Georgetown, Washington, uma atriz vai tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, e ele chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

Curiosidades sobre a vida de Friedkin

Nascido em Chicago no dia 29 de agosto de 1935, Friedkin era filho de imigrantes judeus da Ucrânia. Seu pai, Louis, era um jogador semiprofissional de softball, marinheiro mercante e vendedor de roupas masculinas. Sua mãe, Rachael, era enfermeira. 

William Friedkin tinha apenas 32 anos quando produziu ‘Operação França’, os Oscars recebido fez com que Friedkin se tornasse o cineasta mais jovem a vencer o prêmio de Melhor Direção.

 

Foto Destaque: William Friedkin morreu aos 87 anos. Reprodução/Darkflix

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile