Na última quinta-feira (19), a Netflix anunciou alterações no seu alto escalão de funcionários. O cofundador e CEO, Reed Hastings, está deixando o cargo para atuar como presidente do conselho.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Ted & Greg are now co-CEOs. After 15 years together we have a great shorthand & I’m so confident in their leadership. Twice the heart, double the ability to please members & accelerate growth. Proud to serve as Executive Chairman for many years to come <a href=”https://t.co/oYc0laqMXQ”>https://t.co/oYc0laqMXQ</a></p>— Reed Hastings (@reedhastings) <a href=”https://twitter.com/reedhastings/status/1616178688021643264?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 19, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Reed Hastings deixa o cargo de CEO após quase 25 anos. (Reprodução/Twitter)
Com essa mudança, quem passará a ser o CEO será o executivo-chefe de operações, Greg Peter. O ex-diretor operacional irá desempenhar a função ao lado de Ted Sarandos, que ocupa a cadeira desde julho de 2020.
Em nota, Reed informou que irá auxiliar os CEOs sempre que necessário. “Ajudarei Greg e Ted e, como qualquer bom presidente de conselho, serei uma ponte entre o conselho e nossos co-CEOs. Também vou dedicar mais tempo à filantropia e continuar muito focado no bom desempenho das ações da Netflix”, escreveu Reed em um post no site da Netflix.
O CEO, Ted Sarandos, agradeceu a Reed por seu excelente desempenho e parceria durante o período no cargo. “Quero agradecer a Reed por sua liderança visionária, além da mentoria e amizade nos últimos 20 anos (…) Desde que Reed começou a sair do dia-a-dia da empresa, eu e Greg começamos uma parceria com visão em busca do crescimento”, disse Ted.
A gigante do streaming anunciou também duas alterações, Bela Bajara, que anteriormente ocupava o cargo de diretora global de programação, agora será a nova diretora-executivo de conteúdo e Scott Stuber como diretor da unidade de filmes da plataforma.
Coincidência ou não, o anúncio foi feito no mesmo dia da apresentação do balanço da empresa. Segundo os dados, mesmo ganhando 8 milhões de novos assinantes e com o sucesso da série “Wandinha”, o desempenho da plataforma, em 2022, teve o pior resultado nos últimos 11 anos.
Para minimizar a situação e diminuir o impacto negativo, em 2022, a Netflix lançou várias medidas. Uma delas foi a cobrança por compartilhamento de senha, que ainda este em fase de teste em alguns países da América Latina. Além disso, houve a demissão de 450 pessoas no mundo todo, inclusive no Brasil. E, a novidade do final do ano passado foi o lançamento do plano mais barato, chamado “básico com anúncios”.
Foto destaque: Reed Hastings agora passa a integra o conselho como presidente. Reprodução/Flickr: Hubert Burda Media