Netflix Brasil: Notificação e bloqueio dos usuários que compartilham conta começa a ser aplicada

4 min de leitura

A Netflix, principal plataforma de streaming do mundo, confirmou nesta terça-feira, 23, que as medidas adotadas para o não compartilhamento de senhas chegará ao Brasil ainda esta semana. Medidas essas que estão sendo implementadas de maneira gradativa em outros países desde o final do ano passado.

Em sua primeira fase, a plataforma começará a notificar os usuários brasileiros que compartilham seus dados de acesso da plataforma com outras pessoas. A princípio, os donos das contas não pagarão uma taxa adicional pela tentativa de acesso de outros usuários com os seus dados, no entanto, a plataforma frisou que em breve, essas contas serão bloqueadas.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Sua conta Netflix é para você e para as pessoas que moram com você. <br><br>Agora, é possível gerenciar como esses acessos são usados com as novas ferramentas que estão chegando por aqui — e sim, você pode assistir normalmente quando estiver fora ou viajando.<a href=”https://t.co/j2WajzOSKg”>https://t.co/j2WajzOSKg</a></p>&mdash; netflixbrasil (@NetflixBrasil) <a href=”https://twitter.com/NetflixBrasil/status/1661072153297530885?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 23, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Plataforma anuncia novas medidas em sua conta oficial (Reprodução:Twitter/@netflixbrasil)


Ainda sobre as novas diretrizes, a empresa também ressaltou que usuários têm a possibilidade de adicionar um assinante extra pelo valor adicional de R$ 12,90. A medida adotada deverá resultar em muita dor de cabeça entre os favorecidos, e com isso, na perda de um número significativo de assinantes nos próximos meses, porém, a empresa de vídeo já espera pela baixa aprovação pública, mas confia que futuramente, obtenha mais lucros com a nova medida.

Hoje, vários assinantes tiveram que colocar novamente a senha no aplicativo e não poderão usar a senha em outro IP. Os usuários da plataforma terão que fazer login em seus perfis a cada 30 dias através do Wi-Fi de seus endereços principais para evitarem o bloqueio do catálogo em outros aparelhos da casa.

Para impedir que pessoas de fora uma residência acessem a plataforma, a companhia vai rastrear endereços de IP dos dispositivos conectados ao Wi-Fi principal. Em caso de viagens, ou por estar fora de casa por algum motivo, basta solicitar um código temporário para acessar o catálogo por sete dias consecutivos.


Internautas não aprovam medidas, mas empresa conta com ganhos futuros (Foto/Reprodução/Twitter/@netflixbrasil)


Para isso, será necessário atualizar seu local principal se estiver em outro endereço. Nos testes, foram liberados os compartilhamentos através de notebooks, smartphones e tablets enquanto o usuário estiver viajando, mas só será possível usar a plataforma numa televisão fora de sua casa por duas semanas sem pagar a taxa.

Fica a questão, será que a plataforma terá sucesso em sua nova medida, ou se autossabotará? Vale lembrar que ela foi uma das percursoras no mundo do streaming, e que agora, além de ter um dos maiores catálogos de filmes e series de outras produtoras, ainda conta com inúmeras produções de grande sucesso, que só estão disponíveis em sua plataforma.

Contudo, desde o estouro desse meio de consumo, várias outras empresas adentraram no ramo, e têm obtido muito sucesso. O que devemos esperar delas, o bloqueio futuro dos que compartilham tela, ou que tirem proveito desta situação para engajarem de suas popularidades junto ao público? Fica o questionamento para um não tão distante futuro.

Foto destaque: Netflix começou com o bloqueio de contas no Brasil. Reprodução: Web/Divulgação/Netflix

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile