Nessa última sexta-feira (19), ocorreu a exibição do longa documental ‘Retratos Fantasmas’, durante a Sessão Especial da Seleção Oficial de Cannes na França. O filme foi aplaudido de pé pelos telespectadores presentes e recebeu ótimas resenhas de críticos presentes no local. Comparando inclusive o pernambucano a lendas do cinema como Martin Scorsese e Bertrand Tavernier.
Este é o quarto longa de Mendonça Filho, que já foi anteriormente aclamado por ’Bacurau’ (2019) e ‘Aquarius’ (2016). Seu novo longa ‘Retratos Fantasmas’, é sobre uma visão cinematográfica e histórica retratada no centro de Recife desde o século 20. O diretor buscou como inspiração para compor a obra suas próprias experiências de vivências do local. Trazendo uma ótica pessoal para o filme.
Com isso Kleber busca o significado da relação entre os telespectadores e o cinema.
Kleber Mendonça Filho em Making Of (Foto: Instagram/Reprodução)
Ainda durante a exibição do filme na França o diretor homenageou a atual secretária do Audiovisual Joelma Gonzaga, que estava presente no evento. “Ela é a responsável pela política audiovisual do Ministério da Cultura. Pensamos que deveríamos dar esta informação porque isso é bom e é normal ter alguém do governo nos apoiando e basicamente dizendo ‘o que vocês estão fazendo é bom’. A gente não teve isso por sete anos. Então, muito obrigado!”
O diretor geral do festival Thierry Frémaux comparou a direção de Mendonça Filho a de Martin Scorsese em ‘O Irlandês’ (2019) e Bertrand Tavernier em ‘O Palácio Francês’ (2013). “O filme visita a história do Brasil e da cidade de Recife. Como Martin Scorsese filmou Nova York, como Bertrand Tavernier filmou Lyon, em sua forma de introspecção pessoal de juventude, que ultrapassa o pessoal para se tornar universal. É um filme magnífico que eu penso que vai inspirar muitos cineastas”. Afirmou Frémaux.
Retratos Fantasmas Video (Reprodução/Youtube)
O festival de Cannes teve início na última terça-feira (16) e será encerrado no próximo sábado (27).
‘Retratos Fantasmas’ está com previsão de estreia para os cinemas brasileiros no segundo semestre de 2023, porém sem uma data definida.
Foto Destaque: Kleber Mendonça Filho no festival de Cannes Reprodução/Divulgação