Ator da saga Harry Potter, Leslie Phillips morreu ontem (7) enquanto dormia. A informação foi revelada pelo seu agente, Jonathan Loyd, ao Deadline. O artista ficou conhecido pelo seu papel na voz do Chapéu Seletor de Harry Potter. Ele atuou em três filmes da saga e foi o responsável por enviar o protagonista para Grifinória.
Philipps teve mais de 80 anos de carreira. No total, foram mais de 200 trabalhos entre rádio, filmes e séries. Trabalhou na franquia de comédias britânicas Carry On, que possui mais de 31 filmes, fez parte de Lara Croft: Tomb Raider ao lado de Angelina Jolie e do programa de rádio da BBC The Navy Lark durante 17 anos. As últimas aparições de Phillips no cinema haviam sido em Harry Potter: As Relíquias da Morte – Parte 2 e em After Death. Outras obras com participação do ator são 40 Graus de Amor, Com Jeito Vai, Professora!, Venus, O Chacal, Outono de Paixões Agatha Christie’s Marple e Ruth Rendell Mysteries.
Leslie Phillips foi indicado ao BAFTA pela atuação em Vênus de Hanif Kurieshi em 2006. Em 1998, foi condecorado Oficial da Ordem do Império Britânico. Dez anos depois, recebeu o título de comandante.
A mulher do ator, Zara Carr, lamentou a morte do marido e afirmou ser uma perda para todo o mundo. “Perdi um marido maravilhoso e o público perdeu um grande showman. Ele era simplesmente um tesouro nacional. As pessoas o amavam. Ele era assediado em todos os lugares que ia.”, disse.
Segundo o agente de Phillips, o artista lutava contra uma longa doença, não revelada pela família. Em 2015, sofreu um Acidente Cardiovascular Cerebral (AVC) e passou os últimos anos em casa, se recuperando. Além da esposa, ele deixa quatro filhos.
Foto destaque: Chapéu Seletor de Harry Potter. Reprodução/IMDB