Oscar 2023: Academia vai rejeitar filmes lançados apenas no streaming

3 min de leitura

Segundo o veículo The Hollywood Reporter, os novos requerimentos para submissão de novas obras ao Oscar mudaram. As novas regras implicam na cláusula onde os filmes, para serem premiados, não podem ter sido lançados apenas em plataformas de streaming. A decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi divulgada nesta quarta-feira (18), e aprova novas estratégias para a edição de número 95 do festival, que deve acontecer no dia 12 de março de 2023.

Como as exibições de cinema estão voltando ao modo que conhecíamos, a Academia resolveu vetar a exceção criada para realizar as últimas edições do Oscar durante a pandemia de covid-19. As novas películas devem ter data de lançamento entre 1° de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022. Para se tornarem elegíveis, precisam estar com exibição marcada nos cinemas escolhidos pelo estatuto. Os requisitos também se aplicam às categorias de curtas-metragens e de documentários, modalidades gerais da premiação.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>For the complete 95th Academy Awards rules, visit <a href=”https://t.co/hyO4c55hMf”>https://t.co/hyO4c55hMf</a>. <a href=”https://twitter.com/hashtag/Oscars?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#Oscars</a> <a href=”https://t.co/iyEZDm8Uue”>pic.twitter.com/iyEZDm8Uue</a></p>&mdash; The Academy (@TheAcademy) <a href=”https://twitter.com/TheAcademy/status/1526975322108768256?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 18, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


A nova regra não exclui a participação de filmes que foram distribuídos em plataformas de streaming na corrida para vencer a estatueta, apenas adiciona de volta a obrigatoriedade de exibição em cinemas selecionados, durante um tempo que também é determinado pela Academia. Alguns filmes como Roma, O Irlandês, distribuídos pela Netflix e o O Som do Silêncio, distribuído pela Amazon Video.

Há também modificação nas no nome das categorias de “Melhor Documentário” e “Melhor Documentário em curta-metragem”, e agora passam a se chamar “Documentário em longa-metragem” e “Documentário em curta-metragem”, respectivamente.

Na categoria de “Música Original”, não poderão ser enviadas mais de três canções de um mesmo filme.

Para a categoria de Som, produtores deverão disponibilizar o trabalho para os membros do Ramo de Som, principalmente quando a data de lançamento for após a data que começa o ciclo de votação.

A premiação de 2023 estará disponível para cerca de 200 países ao redor do mundo.

Foto destaque: Estatueta do Oscar em 2022. Fonte: Jordan Strauss/Invision/AP.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile