Oscar 2023 terá apresentação de “Naatu Naatu”, de RRR

Sergio Gelio Por Sergio Gelio
4 min de leitura

A canção “Naatu Naatu”, do filme RRR, será apresentada durante a cerimônia do Oscar pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A performance contará com a estreia oficial de Rahul Sipligunj e Kaala Bhairava no palco.

A canção “Naatu Naatu” do filme RRR será apresentada durante a cerimônia do Oscar pela primeira vez na história para uma produção indiana. A música foi indicada ao Oscar de melhor canção original, e a performance contará com a estreia oficial de Rahul Sipligunj e Kaala Bhairava no palco. O filme RRR, dirigido por S.S. Rajamouli, é um sucesso local que saiu direto do sul da Índia e do centro de cinema em língua télugo conhecido como Tollywood e está disponível na Netflix.

A música, com ritmos pulsantes da bateria e do refrão, é contagiante e mais orgânica do que muitas batidas sintéticas. Ela usa a fórmula de compasso e batida em particular que foram selecionadas para a música e é comparada às batidas tradicionais das canções folclóricas celebradas nas aldeias. O som rústico ganha vida na instrumentação, e o compositor M.M. Keeravani usou duffs, um tambor de pele indiana que se segura com as mãos, para dar um som pungente, ressonante e muito nítido à música.

A cena de dança na qual a música é executada é uma sensação selvagem e incontrolável, como as cenas de ação do filme. Rajamouli concebeu “Naatu Naatu” como uma espécie de sequência de luta: um confronto entre a dinâmica dupla indiana e os pomposos colonizadores, com passinhos em vez de socos. Bheem e Ram dançam com o coração, sorrindo na frente das encantadas damas britânicas, o que lança o valentão, Jake, numa dança ridiculamente raivosa. Jr. NTR e Charan formam uma equipe hipnotizante, dançando em sincronia lado a lado, enquanto legiões de moças e rapazes em trajes formais tentam acompanhá-los.


M. M. Keeravani, compositor de “Naatu Naatu”


Para fazer o passinho de verdade, o coreógrafo do filme, Prem Rakshith, escolheu uma coreografia conhecida como passo de gancho, com muitos movimentos de ziguezague para braços e pernas. É divertido assistir e imitar. Rakshith acrescentou floreios coloridos, como um giro sincronizado da cabeça e dos pés e movimentos de suspensórios elásticos, que transformam Bheem e Ram em pura alegria. O suspensório foi uma inovação do coreógrafo.

Embora a música seja um sucesso de dança, o compositor M.M. Keeravani é mais conhecido na Índia por baladas melosas e trabalhos mais clássicos numa carreira que data dos anos 1990. De acordo com Narendra Kusnur, crítico musical do Hindustan Times, a indicação ao Oscar é um reconhecimento que devia ter acontecido há muito tempo. O compositor prontamente atribui o grande sucesso de ‘Naatu Naatu’ ao diretor Rajamouli, seu primo, e acredita que a música e a cena de dança têm uma energia vertiginosa de competição que é parte da essência do filme.

Além disso, a cerimônia também terá outras apresentações musicais confirmadas, incluindo a performance de Rihanna, Sofia Carson e Diane Warren com a música “Applause” do filme Tell It Like a Woman, e David Byrne, Stephanie Hsu e Son Lux com a canção “This Is A Life” do filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

O evento, que marca a 95ª edição do Oscar, está agendado para 12 de março de 2023, e será apresentado por Jimmy Kimmel, que estará no papel pelo terceira vez.

Foto destaque: RRR. Reprodução/Deccan Herald

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile