A premiação do Oscar está prevista para acontecer neste domingo (27), a lista de indicados de cada categoria é um dos assuntos mais comentados e os vencedores serão divulgados durante a cerimônia. A transmissão estará disponível a partir das 19h, os telespectadores poderão acompanhar pela TNT.
Um dos gêneros mais aguardado é o de melhor direção, para isso preparamos uma lista com os 10 últimos vencedores da categoria, confira:
2012:
Michel Hazanavicius foi o premiado com a produção de “O Artista”, o título foi propulsor de um movimento importante na indústria trazendo uma vertente clássica do cinema com o filme mudo e em preto e branco, garantindo o título de primeiro diretor francês a conquistar a estatueta.
2013:
Ang Lee com “As Aventuras de Pi”. A superprodução fora muito prestigiada na noite do Oscar e recebeu outras indicações pelos efeitos visuais, fotografia e trilha sonora tão admiráveis.
2014:
Alfonso Cuaron com “Gravidade”, essa foi uma premiação um tanto surpreendente até mesmo para o diretor que quando questionado a respeito da indicação alegava “Eu tenho sonhado com isso, mas não, ainda é prematuro”. A indagação não fora necessária para tirar o prêmio da mão do profissional que conquistou a crítica.
2015:
Alejandro González Iñárritu com “Birdman”. Seguindo a sequência de mexicanos conquistando o prêmio, o diretor animou o públio indicando a possível suspeita. O título foi além de melhor diretor conquistando outras categorias bastante disputadas como “roteiro original”.
2016:
Alejandro González Iñárritu com “O Regresso”. O mexicano levou novamente a estatueta, o filme foi responsável por receber também o Oscar inédito de “Melhor Ator” a Leonardo DiCaprio que já vinha concorrendo a outras premiações, porém sem a efetivação.
2017:
Damien Chazelle com “La La Land: Cantando estações”. O cineasta se tornou o mais jovem campeão da categoria, sua aposta no cinema musical foi acalmada pela critica que recebeu ao todo 14 indicações ao Oscar.
2018:
Guillermo Del Toro com “A forma da água”. A superprodução se tronou uma das favoritas pelo público que além de prestigiar o diretor, também ganhou na categoria de “Melhor filme”.
2019:
Alonso Cuarón com “Roma”. Com sua bagagem dentro da indústria o mexicano conquistou mais uma estatueta, a mesma produção faturou outras premiações na mesma noite dentre as suas 10 indicações.
2020:
Bong Joon-Ho com “Parasita”. O diretor fez história pois o título foi o primeiro de língua não-inglesa a conquistar o título de “Melhor Filme”.
2021:
Chloe Zhao com “Nomadland”. Favorita pelo público foi a segunda mulher a vencer a categoria, em seu discurso deixou claro a falta de representação e como está disposta a conquistar seu espaço e de outras mulheres dentro da indústria.
Diretores indicados 2022 (Reprodução/G1).
O próximo nome de “Melhor Direção” está entre Jane Campion com “Ataque de Cães”, Kenneth Branagh com “Belfast”, Paul Thomas Anderson com “Licorice Pizza”, Ryûsuke Hamaguchi com “Drive My Car” e Steven Spielberg com “Amor, Sublime Amor”. A cerimônia marcada para este domingo (27) já conta com preparativos sobre os bastidores nas redes sociais.
Foto destaque: The Oscars. Reprodução/Twitter.