Para James Cameron, “Avatar 2” valoriza mais as mulheres que “Mulher Maravilha” e “Capitã Marvel”

Lucas Souza Por Lucas Souza
3 min de leitura

O empoderamento feminino vem sendo cada vez mais valorizado na indústria cinematográfica. Se antes personagens femininas eram constantemente retratadas nas telonas através de um olhar mais sexualizado, diversas produções recentes se comprometeram a subverter esse estigma. E, pelo que parece, com “Avatar 2” não será diferente. Segundo o diretor do longa, James Cameron, o filme é mais feminista do que “Mulher Maravilha” e “Capitã Marvel”.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>James Cameron vê Avatar 2 mais feminista que Mulher-Maravilha e Capitã Marvel: &quot;elas não são mães e não estão grávidas enquanto lutam contra o mal&quot;. Saiba mais:<a href=”https://t.co/bBDo8onH4S”>https://t.co/bBDo8onH4S</a></p>&mdash; omelete (@omelete) <a href=”https://twitter.com/omelete/status/1603142670972502016?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 14, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

James Cameron fala sobre empoderamento feminino (Reprodução: Twitter)


Cameron elogiou as personagens de ambas as produções, mas usou a guerreira Ronal (Kate Winslet), do segundo filme da franquia, para endossar seu ponto de vista. Para a revista Variety, ele começou falando sobre o assunto. “Todo mundo está sempre falando sobre o empoderamento feminino. Mas qual é a parte tão importante da vida de uma mulher que nós, como homens, não vivenciamos? E eu pensei: ‘Bem, se você realmente vai descer na toca do coelho do empoderamento feminino, vamos ter uma guerreira que está grávida de seis meses na batalha”, disse o diretor. 

“Isso não acontece em nossa sociedade – provavelmente não acontece há centenas de anos. Mas eu garanto a você, antigamente, as mulheres tinham que lutar pela sobrevivência e proteger seus filhos, e não importava se estivessem grávidas. E as mulheres grávidas são mais capazes de serem muito mais atléticas do que nós, como uma cultura, reconhecemos. Eu pensei, ‘Vamos tirar os verdadeiros limites’. Para mim, foi o último bastião que você não vê. Mulher Maravilha e Capitã Marvel – todas essas outras mulheres incríveis aparecem, mas elas não são mães e não estão grávidas enquanto lutam contra o mal”, continuou Cameron. 

“Avatar 2” estreia nesta quinta-feira (15) nos cinemas de todo o Brasil. A sequência da franquia chega às telas 13 anos depois do primeiro longa e, caso obtenha êxito, o diretor prepara outros filmes para a saga. “Avatar 3” está programado para 2024, “Avatar 4” para 2026 e, por fim, “Avatar 5” para 2028.

 

Foto Destaque: Filme “Avatar 2”. Reprodução/Twitter

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile