Pesquisa acadêmica observa heróis da Marvel e avalia: ‘eles teriam transtornos psicológicos gravíssimos’ 

Pablo Alves Por Pablo Alves
6 min de leitura

Cientistas da universidade de Queensland analisaram a saúde de Homem Aranha, Viúva Negra, Hulk, Homem-Aranha e Pantera Negra, as conclusões apesar de parecerem surpreendentes, não o são, afinal de contas todo mundo na vida real sabe o quanto é difícil ser um herói.

Quem lembra o caminho da jornada do herói e de seus doze passos sabe muito bem o quanto é desafiador assumir essa posição de responsabilidade, como disse Stan Lee, no clássico gibi do Homem-Aranha, com grandes poderes vem grandes responsabilidades. E é tudo verdade.

Normalmente o sujeito até ser convocado ou desfiado tem uma vida normal, o chamado vem quando ele percebe que somente sua atitude pode mudar sua vida, é aí que os desafios e a aventura dessa jornada de mudança iniciam. Mas antes é claro ele nega a visão dessa nova realidade até que um sinal sobrenatural, que pode aparecer de várias formas, o trás para a sua aventura. Mas a pergunta é, qual o custo mental dessa jornada?

Prova disso é um estudo que foi realizado por cientistas australianos da área de saúde  que investe na idéia de que os super-heróis do universo da Marvel seriam portadores de graves transtornos psicológicos, dentre os vários estariam compulsão e alcoolismo, claro, isso tudo se vivessem no mundo real. 

Essa pesquisa foi organizada pelos acadêmicos do Centre for Health Services Research, da Universidade de Queensland, de Brisbane, Austrália. O estudo foi compartilhado na prestigiada The British Medical Journal.


Pantera Negra e Homem-Aranha apresentaram resultados distintos em estudo. (Foto: Reprodução/HedgehogDigital.)


Os pesquisadores formularam esse veredicto científico depois de todas as sessões possíveis com cada um dos vinte e quatro filmes produzidos pela Marvel e seu mundo cinematográfico. Dentre os analisados estão Homem de Ferro (2008) até Viúva Negra de 2021. No estudo os cientistas definiram quais seriam os principais distúrbios de cinco heróis dentre os favoritos do público, que são: Viúva Negra, Pantera Negra, Hulk, Homem de Ferro e homem-Aranha.

Mesmo com toda a dedicação aos estudos da pesquisa, eles deixaram claro que por se tratarem de personagens da ficcão que pertencem ao mundo fantástico, algumas caracterisitcas não puderam ser analisadas com precisão. Por meio dos resultados da pesquisa o estudo diz: “Os efeitos à longo prazo para o teletransporte involuntário para os reinos quânticos por muitos anos (ocorridos e vivenciados por vários super-heróis da Marvel) não puderam ser averiguados via estudos com humanos ou animais, por isso seus efeitos não foram considerados”, afirma.

 

Homem-Aranha

Nos estudos, fiquem chocados, apesar de todo atleticismo, nosso querido colega de profissão, o repórter Peter Parker, teria grandes chances de enfrentar a obsidade, além da frágil saúde mental, fora um grau elevado de fadiga, provavelmente agravado pelas fraquezas mentais.

 

Homem de Ferro

Já em relação ao homem de Ferro, os estudos questionaram em relação a segurança da armadura utilizada pot Tony Stark, o que mais foi questionado era a efiencia e a eficácia dos trajes quanto a proteção contra a radiação espacial: “Ele deverá vivenciar perda óssea acelerada e possíveis tumores”.

 

O incrível Hulk

Para nosso também cientista e querido professor Bruce Banner, o estudo deixou um alerta para a possibilidade de problemas cardíacos por conta das suas recorrentes transformações no herói de pele verde, isso pode afetar seu coração a longo prazo. O que não é exatamente um problema psicológico, mas o dr. Bruce não poderá dizer que não foi avisado. 


A vida não é brincadeira. (Foto: Reprodução/CasasBahia.)


Viúva Negra

experiencias traumáticas não são o melhor caminho para uma saúde mental perfeita, principalmente quando elas acontecem na infância, como foi no caso da Viúva Negra, poderiam desencadear na madame problemas de saúde mental e até desenvolvimento de compulsões e vícios pesados.

 

Pantera Negra

De todos os heróis ele é o que tem a saúde mental mais equilibrada, muito graças a sua família e a posiçao privilegiada que ele ocupa no extrato social de Wakanda, o que que dá maior possiblidades e um ambiente mais sadio de respeito e convivência. Nos estudos ele foi o único herói que ganhou uma expectativa de vida mais longeva e próspera. De acordo com os especialistas a única ressalva ficaria quanto ao uso excessivo de ervas que nos estudos eles chamaram de desconhecidas que da poder ao super-herói. Mas como diz o Marcelo D2, se é uma erva natural, ela não pode te prejudicar, e Jards Macalé em conversa com o fotógrafo Cafi, no documentário “Cafi”, lembra, tudo com equilíbrio e parcimônia é liberado.

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Julie-and-The-Phantoms-e-cancelada-pela-Netflix

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Matrix-Resurrections-As-primeiras-reacoes-indicam-um-filme-muito-ousado

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Homem-Aranha-Sem-Volta-Para-Casa-bate-recorde-historico-de-bilheteria-no-Brasil


Depois dessas análises eu tenho certeza que os fãs estão esperando novos lançamentos do universo da Marvel para saber se os roteiristas vão usar alguns desses detalhes psicológicos fornecidos por esse estudo da Universidade de Queensland. A produção mais recente da marvel foi “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa de 2021. O último que reuniu o time de heróis foi “Vingadores: Ultimato de 2019. Mesmo com vários filmes engatilhados na agenda do próximo ano, executivos da Marvel não se pronunciaram sobre quando será lançado o quinto filme que reunirá os personagens queridinhos da casa Marvel.  

 

Foto destaque: Marvel. Reprodução/GameFM.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile