De acordo com a Variety, as gravações de Gladiador 2 serão retomadas na próxima semana, no dia 4 de dezembro, após o fim da greve dos atores e roteiristas de Hollywood. O diretor Ridley Scott havia gravado apenas 90 minutos do filme e retorna a Malta para concluir a sequência do longa, que tem estreia agendada para o dia 22 de novembro de 2024.
A greve dos atores e roteiristas de Hollywood
Publicação do SAG-AFTRA anunciando fim da greve (Foto: reprodução/ X/ @sagaftra)
Assim como uma série de longas e séries, como Piratas do Caribe 6, Deadpool 3, Stranger Things e Missão Impossível 8, a greve do SAG-AFTRA, o sindicato dos atores e roteiristas de Hollywood, em conjunto aos roteiristas, que teve início em julho deste ano. A motivação da greve esteve relacionada a melhor remuneração e condições de trabalho, mudanças na distribuição de ganhos considerando a ascensão do streaming e medidas protetivas na questão envolvendo os direitos de imagem, após inovações tecnológicas em Inteligência Artificial (IA). A greve da categoria foi a maior dos últimos 60 anos, já que atores e roteiristas não entravam em greve simultaneamente desde 1960. Após 118 dias de paralisação, a greve foi finalizada oficialmente no dia 9 de novembro após o fim das negociações entre os estúdios e o SAG-AFTRA e a aprovação pelo comitê de negociação do sindicato.
De volta às gravações
Spencer Treat Clark interpreta Lucius no filme original, personagem destaque em Gladiador 2 (Foto: reprodução/ Universal Pictures)
Com a greve finalizada, o diretor britânico Ridley Scott retorna a Malta para dar reinício às gravações do longa, que contará com a participação astros como Denzel Washington (vencedor dos Oscars de Melhor Ator e Ator Coadjuvante), Paul Mescal (indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2023), Pedro Pascal e Connie Nielsen, que personificou Lucilla no primeiro filme. Gladiador 2 se passa 25 anos depois dos acontecimentos do filme original, tendo destaque para a história de Lucius (Paul Mescal), filho de Lucilla e sobrinho de Commodus (Joaquin Phoenix), filho do Imperador. Russell Crowe, que protagonizou Maximus no primeiro filme, não voltará às telas de cinema em função do destino de seu personagem.
Foto destaque: Russell Crowe personifica o gladiador e ex-general de Roma Maximus ao lado de Connie Nielsen, que interpreta Lucilla no filme original em 2000 (Reprodução/ Universal Pictures)