Roteiristas e estúdios se reúnem para negociar fim da greve

Gabriel Viana Por Gabriel Viana
2 min de leitura

Está programada para hoje (21) mais uma reunião entre o sindicato dos roteiristas (WGA) e os estúdios de Hollywood que são representados pela (AMPTP). Essa será uma nova rodada de negociações acerca de um novo contrato para os roteiristas e uma regulamentação do uso de inteligência artificial (AI) em produções.

Segundo o portal “Deadline”, as conversas foram iniciadas no dia 20 e são tratadas como promissoras. Representantes das maiores plataformas de Streaming estarão presentes na reunião, Ted Sarandos da Netflix, Bob Iger da Disney, David Zaslav da Warner Bros e Donna Lengley da Universal. E para representar a WGA, Ellen Stutzman chega como chefe de negociações. Os roteiristas estão em greve desde maio, e diversos projetos foram paralisados devido a paralisação. A classe pede por melhores remunerações ajustadas com a inflação, o pagamento de ganhos residuais de produções e a encomenda de temporadas de séries mais curtas.

Regulamentação da AI

Outro tema abordado foi o uso do AI em produções, já que com a AI os figurantes se tornam cada vez menos importantes, pois a sua imagem pode ser reproduzida inúmeras vezes em diversas cenas. A regulamentação da ferramenta também é discutida para que os projetos não possam ser escritos ou adaptados por ela.


Imagens da greve


Cancelamentos e paralisações

Em abril, Ted Sarandos afirmou não temer a greve por conta de um calendário robusto que os poderia levar por um bom tempo, contudo, em julho, o mandatário da Netflix disse que a greve durou mais tempo que os estúdios esperavam e produções foram comprometidas. E disse:

“Estamos constantemente na mesa negociando com escritores, diretores, atores, produtores e todos os envolvidos na indústria. E esperávamos que já tivéssemos chegado a um acordo até o momento.”

A série Metropolis da AppleTv+ foi cancelada devido à greve, produções como “Cobra Kai”, “Big Mouth”, “Avatar 3”, “Mulher Maravilha 3” e “Caça-Fantasmas 4” sofrem com paralizações.

Foto em destaque: Placa de protesto da WGA em ato grevista. Reprodução/Instagram/@writersguildwest

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile