Nesta terça-Feira (05) a Academia Brasileira de Artes Visuais fez o anúncio de seis filmes que entram para a lista dos filmes pré-selecionados do Oscar 2024. As produções são:
- Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho
- Estranho Caminho, de Guto Parente
- Noites Alienígenas, de Sergio de Carvalho
- Nosso Sonho – A história de Claudinho e Buchecha, de Eduardo Albergaria
- Pedágio, de Carolina Markowicz
- Urubus, de Claudio Borrelli.
FIlme Pedágio. (Foto: reprodução/Blogs e Colunas/Globo.com)
Contudo, o anúncio oficial da comissão de seleção será na próxima terça-feira, 12 de setembro. A próxima edição do Oscar está marcada para ocorrer em 10 de março de 2024.
A primeira Edição do Oscar
A primeira edição dos Prêmios da Academia, que mais tarde se tornariam conhecidos como Oscar, ocorreu em 16 de maio de 1929. Essa cerimônia premiou filmes lançados em 1927 e 1928. O filme vencedor do prêmio de Melhor Filme na primeira edição foi “Wings” (Asas), dirigido por William A. Wellman. “Wings” é um filme mudo de guerra que é notável por ter sido o primeiro vencedor do Oscar de Melhor Filme.
7 Curisosidades sobre o Oscar
Origens:
O nome “Oscar” oficialmente adotado para o prêmio é uma história em si. Embora não haja consenso absoluto, a teoria mais popular é que a secretária executiva da Academia, Margaret Herrick, notou que a estatueta se assemelhava a seu tio Oscar. O nome pegou e se tornou oficial em 1939.
O Oscar é pesado:
Uma estatueta do Oscar pesa cerca de 3,85 quilogramas e tem cerca de 34 centímetros de altura. Ela é feita de uma liga de estanho e é banhada a ouro de 24 quilates.
Cerimônia atrasada:
A primeira cerimônia de premiação do Oscar foi realizada em 16 de maio de 1929. Atualmente, a cerimônia acontece no final de fevereiro ou início de março.
Recusa de prêmios:
Alguns vencedores do Oscar recusaram o prêmio ao longo dos anos. O ator George C. Scott recusou o Oscar de Melhor Ator em 1971 pelo seu papel em “Patton”, e o roteirista Marlon Brando recusou o Oscar de Melhor Ator em 1973 por “O Poderoso Chefão”. Eles protestaram contra questões que consideravam importantes.
Prêmios póstumos:
O Oscar já foi concedido postumamente a alguns artistas notáveis, incluindo o ator Heath Ledger, que ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante em 2009 por seu papel em “O Cavaleiro das Trevas” após sua morte em 2008.
Filmes de língua estrangeira:
A categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira foi introduzida em 1956. No entanto, o primeiro filme estrangeiro a receber um Oscar foi “Roma, Cidade Aberta” (1945), da Itália, que ganhou um Oscar especial em 1947.
Maior vencedor em uma única noite:
O filme “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003) detém o recorde de maior número de Oscars ganhos em uma única noite, com 11 prêmios, incluindo Melhor Filme.
Mestre de Cerimônias:
Bob Hope detém o recorde de apresentações mais frequentes como mestre de cerimônias do Oscar, tendo apresentado a cerimônia 19 vezes ao longo de sua carreira.
Foto Destaque: Oscar Nomiations. Reprodução/Wallpaperset