O cineasta e ator Sean Penn está na cidade de Kiev na Ucrênia, para continuar trabalhando em um documentário sobre o ataque russo. Enquanto a cidade é bombardeada pela Rússia, Sean foi visto nesta quinta-feira (24), durante uma coletiva de imprensa do governo, ele acompanhou o evento e o próprio governo da Ucrânia divulgou fotos do ator num post no Facebook. Assim que chegou, o ator foi ao Gabinete do Presidente para encontrar com a vice-primeira-ministra, Iryna Vereshchuk, e conversar com jornalistas locais e membros das forças armadas. O governo expressou gratidão a Penn: “O diretor veio especialmente a Kiev para registrar todos os eventos que estão acontecendo atualmente na Ucrânia e dizer ao mundo a verdade sobre a invasão russa de nosso país. Sean Penn está entre aqueles que apoiam a Ucrânia hoje. Nosso país está grato a ele por essa demonstração de coragem e honestidade”, diz o comunicado do governo.
Sean Penn durante coletiva de imprensa na Ucrânia (Foto: Divulgação/Governo da Ucrânia)
Sean Penn vem filmando há meses um documentário sobre a escalada das tensões na região, o projeto é produzido pela Vice Studios. O ator esteve na Ucrânia em novembro do ano passado e voltou para Kiev no início desta semana, antes de Putin invadir o país, e não tem pressa para sair, segundo o tabloide britânico Daily Mail. O vencedor do Oscar já se envolveu em várias campanhas antiguerra e operações humanitárias ao longo dos anos, além disso, criou uma organização sem fins lucrativos chamada CORE, Community Organized Relief Effort, em resposta aos terremotos do Haiti, em 2010. Durante a pandemia, ele também ajudou no combate à covid-19, enviando testes e vacinas para todo o país, inclusive já se recusou a voltar às gravações da série “Gaslit”, antes de todos os integrantes do elenco e da equipe estarem vacinados contra a covid-19, e ainda pediu para que seu novo filme, “Flag Day”, seja visto nos cinemas só por quem já tomou a vacina.
Sean Penn em visita a Ucrânia em 2021 (Foto: Divulgação/Facebook/Operação Forças Conjuntas da Ucrânia)
Enquanto Penn acaba de entrar em Kiev, vídeos postados nas redes sociais mostram milhares de ucranianos tentando fugir da capital e de outras cidades enquanto as sirenes de ataques aéreos soam. O presidente declarou lei marcial em todo o país e comparou a Rússia à Alemanha nazista por sua ofensiva, nesta quinta.
Foto destaque: Sean Penn. Divulgação/Operação Forças Conjuntas da Ucrânia