O grande clássico de 1973 “O Exorcista” ganhou hoje (25) o trailer de sua continuação intitulada de “O Exorcista: O Devoto”, e nele vemos a possessão de duas garotas. Acompanhe abaixo a prévia e a sinopse.
Trailer de “O Exorcista: O Devoto” (Reprodução/Youtube/Universal Pictures Brasil)
Victor Fielding (Leslie Odom Jr.) tem criado sua filha Angela (Lidya Jewett) sozinho desde que sua esposa faleceu há 12 anos. Mas, quando tudo parece normal, Angela e sua amiga Katherine (Olivia Marcum) somem na floresta e reaparecem três dias depois sem se lembrarem do que aconteceu com elas. A partir disso, começa o desencadear de uma série de eventos que vão obrigar Victor a se confrontar com o mal e, em seu desespero, buscar a única pessoa viva, Chris MacNeil (Ellen Burstyn), uma atriz que foi para sempre alterada pelo ocorrido com sua filha Regan, há cerca de cinco décadas.
O início de uma trilogia
Além disso, a Universal anunciou a data de lançamento do segundo filme, intitulado “The Exorcist: Deceiver” (O Exorcista: Enganador, em tradução livre), que irá compor a nova trilogia. Contudo, ainda não há novidades para o terceiro filme.
Dirigido por David Gordon Green, que esteve à frente também da ultima trilogia de Halloween, “O Exorcista: O Devoto” tem previsão para chegar aos cinemas em 13 de outubro de 2023.
O Exorcista e sua influência para o cinema
“O Exorcista” é um icônico filme de terror lançado em 1973 dirigido por William Friedkin e baseado no romance homônimo escrito por William Peter Blatty. O filme é considerado um dos maiores clássicos do gênero e teve um grande impacto cultural, sendo aclamado tanto pela crítica quanto pelo público.
A trama gira em torno de Regan MacNeil, uma garota de 12 anos, interpretada por Linda Blair, que é possuída por uma entidade demoníaca. A história se passa em Washington, D.C., e acompanha os esforços desesperados de sua mãe, Chris MacNeil, interpretada por Ellen Burstyn, em busca de ajuda para livrar sua filha do mal que a possui.
Para isso, Chris busca o auxílio de dois padres, o Padre Damien Karras (Jason Miller) e o Padre Lankester Merrin (Max von Sydow). O Padre Karras, um psiquiatra jesuíta com dúvidas sobre sua fé, acaba sendo o principal responsável por realizar o exorcismo em Regan, sob a orientação experiente do Padre Merrin.
O sucesso e a repercussão do filme geraram diversas sequências e adaptações para a televisão e outros meios de entretenimento, mas o original de 1973 continua sendo um clássico incontestável do cinema de terror. Além disso, “O Exorcista” foi indicado a vários prêmios, incluindo dez indicações ao Oscar, englobando Melhor Filme e Melhor Diretor, das quais venceu duas estatuetas nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.
Com todo esse sucesso, o primeiro filme rendeu duas continuações e uma série de TV que pode ser vista no Prime Video. Vale mencionar que a franquia cresceu muito nos últimos anos, com vários lançamentos. Neste ano de 2023 tivemos “O Exorcista do Papa”, que promete bater de frente com outros filmes no próximo ano.
Foto destaque: Imagem promocional de O Exorcista: O Devoto. Reprodução/Igor Miranda