Sindicato dos atores e estúdios chegam a acordo por fim da greve

Gabriel Viana Por Gabriel Viana
3 min de leitura

Após 118 dias de paralisação, a greve dos atores chegou ao fim. O Sindicato de Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e os estúdios (AMPTP) chegaram a um acordo e o esperado é que as produções voltem ao normal nas próximas semanas.

O SAG-AFTRA aprovou por unanimidade o novo contrato oferecido pelos estúdios, conforme foi anunciado os sindicalistas darão fim as paralisações no dia 9 novembro às 00h01, horário do pacífico. O novo acordo ainda será avaliado pela diretoria nacional do sindicato nesta sexta-feira (10), e caso o novo contrato não seja aceito os membros voltarão às mesas de negociação com os estúdios. Até o momento nenhum detalhe do novo acordo foi divulgado, mas a expectativa é que seja revelada após a sua aprovação.

Exigências 

Os atores entraram em greve no dia 13 de julho em apoio aos roteiristas, entre as pedidas da classe está a regulamentação do uso de Inteligência Artificial (IA). Na última semana, Nicolas Cage fez duras críticas ao uso de sua imagem como super-homem no filme “The Flash”. O ator disse que a IA era um pesadelo e diz ter medo de suas artes serem apropriadas:

“IA é um pesadelo para mim. (…) Eu ficaria muito chateado se as pessoas se apropriassem da minha arte”

Entretanto, atores como Nicolas Cage, ainda possuem uma representatividade que possa inibir aqueles que desejam usar a sua imagem sem o seu consenso, os atores figurantes por sua vez, não possuem essa representatividade e correm o risco de ter suas imagens serem repetidas inúmeras vezes em cenas de diversos projetos.


Anúncio do fim da greve


Valores residuais

Outro entrave nas negociações era que o sindicato pediu a liberação de mais de 500 milhões de dólares por ano por conta de ganhos residuais, que profissionais do ramo artístico ganham quando suas produções são reproduzidas nas plataformas de streaming. Entretanto os estúdios desejam liberar apenas 20 milhões de dólares, visto que a quantia exigida é considerada alta.

No dia 17 de outubro, grandes atores de Hollywood, como George Clooney, Scarlett Johansson e Tyler Perry pediram o fim da greve em reunião via Zoom com as lideranças do sindicato. As estrelas ficaram insatisfeitos com as negociações da época.

Foto em destaque: Grevistas em piquete. (Reprodução/Instagram/@sagaftra)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile