“The Flash” foi lançado e algumas polêmicas acerca do filme logo apareceram, após Tim Burton ter criticado os grandes estúdios por se apropriarem de seus trabalhos e a falta de regulamentação quanto ao uso da Inteligência Artificial (IA). Desta vez foi Nicolas Cage quem criticou o longa, que contou com sua imagem recriada em IA como super-homem. E esse foi um dos motivos para a greve dos atores e escritores de Hollywood.
Nicolas Cage, em entrevista ao Yahoo, criticou a sua aparição em “The Flash”, já que a sua presença não foi real, e sim usada em IA. O ator fez duras críticas a IA dizendo “Isso é inumano. Não há nada mais inumano que inteligência artificial.”, e expôs a sua chateação por tentarem se apropriar de sua imagem e arte. O ator também citou Tim Burton que fez duras críticas ao Superman em “The Flash”, dizendo:
“Eu sei que Tim Burton está incomodado com a IA, assim como eu. Isso foi CGI, então eles me rejuvenesceram e me fizeram lutar contra uma aranha. Eu não fiz nada disso, não sei o que aconteceu lá.”
Assista ao trailer de “The Flash” (Video: reprodução/YouTube/WarnerPlay)
Críticas de Tim Burton
Em entrevista ao British Film Institute, Tim Burton fez duras críticas quanto ao uso de seus personagens sem sua autorização. O diretor falou sobre estar “farto dos estúdios” e que vive uma guerra silenciosa e declarou:
“Eles podem pegar o que você fez, Batman ou o que quer que seja, e se apropriar culturalmente disso, ou como você quiser chamar. (…) Portanto, nos meus últimos anos de vida, estou em uma revolta silenciosa contra tudo isso.”
Greve dos atores
No início do ano, os diretores entraram em greve e logo foram acompanhados pelos atores, e uma das exigências da classe era a regulamentação do uso de IA. Os diretores exigem que roteiros não possam ser escritos ou adaptados por IA, e os atores que a imagem deles não possa ser reproduzida pela ferramenta sem a sua presença.
Nicolas Cage foi um dos afetados pelo uso irresponsável da IA, entretanto Cage não faz parte do grupo mais prejudicado, já que atores figurantes não possuem a sua mesma representatividade e tem o seu trabalho colocado em risco.
Foto em Destaque: Nicolas Cage como super-homem de Tim Burton em 1990 (Reprodução/Instagram/@nicholas_cage_official)