Denis Villeneuve se queixa da bilheteria de ‘Duna 2’ em premiação canadense

Camila Pazini Por Camila Pazini
4 min de leitura
Foto destaque: Denis Villeneuve durante Canadian Screen Awards 2024 (Reprodução/Mathew Tsang/WireImage/Getty Images Embed)

O diretor de Duna 2, Denis Villeneuve, se queixou recentemente do longa-metragem ainda carregar o título de maior bilheteria do ano. O discurso do canadense aconteceu durante a premiação do Canadian Screen Awards, que aconteceu nesta sexta-feira (13). A sequência foi lançada no começo desse ano e, até agora, arrecadou o valor de 711 milhões de dólares. 

A crise da indústria cinematográfica 

A sequência distópica de Duna estreou durante fevereiro deste ano, mas ainda têm a maior bilheteria do ano, mesmo após tantos meses. O valor investido para a produção do filme foi muito inferior do que sua bilheteria, já que durante todo esse período foram arrecadados cerca de US$ 711 milhões. A informação deixou o diretor Denis Villeneuve frustrado, e ele fez questão de comentar sobre a situação durante a premiação do Canadian Screen Awards, que aconteceu em Toronto.


Denis Villeneuve e Sarah Gadon durante o Canadian Screen Awards 2024 (Reprodução/Jeremy Chan/Getty Images Embed)


Eu estou desapontado que ainda sou o número um. Espero que em breve existam outros grandes sucessos na bilheteria. Eu espero que a temporada de verão seja muito melhor [do que foi até o momento] – comentou o diretor. 

Durante o discurso, o diretor canadense ainda defendeu a distribuição nos cinemas, citando o filme Guerra Civil (2024), dirigido por Alex Garland, estrelado por Wagner Moura e produzido pela A24. 

Eu acho que os filmes são experiências de cinema, que vão abraçar por completo o poder da sala, e eu não estou falando apenas de Duna: Parte 2. Claro que estou falando de muitos filmes. Um filme como Guerra Civil é um bom exemplo de um filme que usou absolutamente todo o poder do cinema. Eu tive sorte que a Parte 2 encontrou o público, mas eu queria que isso acontecesse com mais frequência, honestamente – complementa Villeneuve.

Vale ressaltar que Hollywood passou por períodos turbulentos recentemente, com a greve dos roteiristas e a adaptação na era dos streamings, que estão esvaziando as salas de cinema. Os comentários de Villeneuve são pertinentes, já que a indústria cinematográfica está sofrendo também com a arrecadação de bilheteria. Segundo o site Deadline, a arrecadação está 66% abaixo da média se comparado com o ano passado. Muitos filmes não bateram a expectativa do mercado, tendo lançamentos menos lucrativos que o esperado. 

A sequência bem sucedida

Desta vez, a trama distópica segue Paul Atreides (Timothée Chalamet) em uma jornada de vingança contra os conspiradores que destruíram sua família. O protagonista se une a Chani (Zendaya) e aos Fremen, mas acaba numa cruzada em que precisa decidir entre o amor de sua vida e o destino do universo. 


Elenco de Duna 2 durante premiere em Nova York (Reprodução/Eric Charbonneau/Getty Images Embed)


A segunda parte da aventura de Paul Atreides traz de volta alguns nomes do elenco do primeiro filme, como Zendaya, Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Dave Bautista, Javier Bardem e Josh Brolin. Com a adição de Florence Pugh, Christopher Walken, Léa Seydoux e Tim Blake Nelson. Até o momento, Duna 2 é a maior bilheteria do ano, com US$ 711 milhões arrecadados.

Duna 2 está disponível no streaming Max. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile