O Festival de Cannes 2025 já tem sua Seleção Oficial definida. O tradicional evento francês, que acontece entre os dias 13 e 24 de maio, revelou os títulos que vão disputar a cobiçada Palma de Ouro, além de outras estreias de destaque. Nesta edição, o Brasil ocupa papel de destaque com o filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, selecionado para a mostra competitiva, e como país homenageado no Marché du Film, o mercado audiovisual do festival.
Estreias de peso e nomes consagrados
Entre os filmes mais esperados da seleção estão “Missão Impossível: O Acerto Final”, capítulo final da saga estrelada por Tom Cruise, e “Eddington”, novo longa de Ari Aster com Emma Stone, Pedro Pascal e Joaquin Phoenix. Spike Lee também marca presença com “Highest 2 Lowest”, protagonizado por Denzel Washington, título que inicialmente ficou de fora do anúncio oficial, mas foi posteriormente confirmado.

A mostra competitiva também contará com “O Esquema Fenício”, novo filme de Wes Anderson com um elenco recheado de estrelas como Scarlett Johansson, Benedict Cumberbatch e Tom Hanks. Outros destaques incluem “Nouvelle Vague”, de Richard Linklater, sobre os bastidores de “Acossado”, e “The History of Sound”, estrelado por Paul Mescal e Josh O’Connor. A francesa Julia Ducournau, vencedora da Palma de Ouro por “Titane”, retorna com “Alpha”.

Fora da competição, o festival exibirá o documentário “Orwell”, de Raoul Peck, e o filme de abertura será “Partir un jour”, da cineasta Amélie Bonnin. Já na mostra “Un Certain Regard”, Scarlett Johansson estreia como diretora com “Eleanor The Great”, e o ator Harris Dickinson apresenta seu primeiro longa como cineasta, “Urchin”.
Brasil na competição e na homenagem
O diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho retorna à competição principal de Cannes com “O Agente Secreto”, seu terceiro longa na disputa pela Palma de Ouro. Ambientado no Brasil da década de 1970, o thriller acompanha um professor universitário que foge da repressão do regime militar e se refugia no Recife, onde passa a ser vigiado por vizinhos. O filme marca também o retorno de Wagner Moura ao cinema nacional.

Além da presença na seleção oficial, o Brasil será homenageado como país convidado do Marché du Film. Durante os 12 dias de festival, profissionais do audiovisual brasileiro participarão de mostras, painéis e eventos de networking, consolidando a presença do país no centro do cinema mundial.
Com uma seleção marcada pela diversidade e pela força de grandes nomes do cinema contemporâneo, Cannes 2025 promete uma edição histórica, e o Brasil, mais uma vez, marca presença entre os protagonistas do evento.