O filme “O Último Azul”, do diretor Gabriel Mascaro, foi premiado pela Associação Nacional das Distribuidoras Audiovisuais Independentes (ANDAI). A organização enfatizou a relevância da obra e certificou que ela será exibida em pelo menos 40 salas de cinema brasileiras. O longa está em circuito internacional de festivais e tem previsão para chegar ao Brasil no segundo semestre de 2025.
Premiações
O filme teve sua estreia mundial no dia 16 de fevereiro, durante a 75ª edição do Festival Internacional de Berlim. Na ocasião, “O Último Azul” recebeu o prêmio Urso de Prata – Grande Prêmio do Júri, por ser considerado o segundo filme mais prestigiado da competição.
Elenco recebe prêmio no Festival Internacional de Berlim (Foto: reprodução/Halil Sagirkaya/Anadolu via Getty Images Embed)
No mesmo festival, o longa também conquistou o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio dos Leitores do jornal Berliner Morgenpost.
A obra de Gabriel Mascaro participa do circuito internacional de festivais, e até agora garantiu a presença em 13 mostras, em países como a China, Islândia e República Tcheca. A exibição está confirmada em mais de 15 países, como França, Alemanha, Portugal e Espanha. No Brasil, a distribuição será feita pela Vitrine Filmes.
No início de abril, o filme estreou na América Latina, com a transmissão no Festival de Cartagena das Índias, na Colômbia. Neste mês, ele ainda passa pelo Festival de Buenos Aires (BAFICI), que acontece entre os dias 1 e 13 de abril, e pelo Festival de Cinema de Istambul (IKSV), na Turquia, que começa no dia 11 e termina no dia 22 de abril.
“O Último Azul”
O longa se passa em um Brasil distópico, onde o governo cria colônias para idosos desfrutarem os seus últimos anos de vida de maneira confortável. A trama acompanha a idosa Tereza, que deseja realizar uma viagem para a Amazônia antes de ser transferida para a habitação. Mesmo sem a permissão do governo, a senhora embarca para a viagem secretamente.
“O Último Azul” conta com um elenco composto por grandes nomes como Rodrigo Santoro (Cadu), Denise Weinberg (Tereza), Miriam Socorrás (Roberta) e Adanilo (Ludemir).