Hoje (5) está acontecendo a 82ª edição do Globo de Ouro, cerimônia responsável por tradicionalmente abrir a temporada de premiações. O prêmio que serve como um dos principais termômetros para o Oscar está sendo transmitido simultaneamente desde às 22h no horário de Brasília pelo canal de TV por assinatura TNT e o streaming Max, diretamente de Los Angeles, nos Estados Unidos.
Uma ‘biografia ficcional’ chamada ‘O Brutalista’
Que Adrien Brody tem uma afinidade com filmes de guerra não é surpresa para ninguém. Após conquistar o Oscar de Melhor Ator em 2003 por O Pianista, sua carreira enfrentou um período de baixa, mas o ator retorna com força total em O Brutalista, inclusive vencendo a categoria de Melhor Ator de Drama no Globo de Ouro 2025. No filme, Brody interpreta László Toth, um arquiteto que, em 1947, foge do pós-guerra para recomeçar a vida nos Estados Unidos. Embora o enredo pareça inspirado na biografia de uma figura histórica, Toth é um personagem fictício.
O título do longa é uma referência ao “brutalismo”, um movimento arquitetônico que emergiu entre os anos 1950 e 1960 como uma radicalização dos princípios da arquitetura moderna. A estética brutalista prioriza a exposição honesta dos elementos estruturais dos edifícios, como vigas e pilares, valorizando a funcionalidade e a verdade das construções.
Dirigido por Brady Corbet, conhecido por Vox Lux (2018), o filme de 3 horas e 25 minutos já acumulava em sua trajetória um Leão de Prata conquistado no Festival de Veneza em 2024.
Confira os indicados à categoria
- “O brutalista”
- “Um completo desconhecido”
- “Conclave”
- “Dune: Parte 2”
- “Nickel Boys”
- “September 5”