Hans Zimmer não poderá ser indicado ao Oscar 2025 por “Duna parte 2”

Novas regras da academia impedem que Zimmer possa concorrer à uma nova estatueta por "Duna"

3 min de leitura
Foto destaque: Diretor Dennis Villeneuve e compositor Hans Zimmer em evento de Duna parte 2( reprodução/Eric Charbonneau/Waner Brothers/Getty Images Embed)

Segundo uma regra da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Hans Zimmer não poderá ser indicado pela trilha sonora de “Duna: Parte 2″. Conforme informado pela Variety, uma composição não pode ser indicada se parte da trilha já tiver sido utilizada em produções anteriores, o que é o caso de “Duna: Parte 2”, que reaproveita elementos musicais do primeiro filme.

“Duna parte 1”

Em 2021, o diretor Denis Villeneuve trouxe aos cinemas seu aguardado épico “Duna: Parte 1”, uma adaptação da aclamada obra literária de Frank Herbert. A história, que já havia sido adaptada outras vezes para o cinema e a TV desde o lançamento do primeiro livro em 1965, ganhou uma nova versão que combinou tecnologia de ponta com uma abordagem fiel ao universo complexo criado por Herbert. Um dos grandes destaques da produção foi a trilha sonora, composta por Hans Zimmer, renomado compositor responsável por clássicos como “O Rei Leão” de 1994. Zimmer trabalhou de perto com Villeneuve para criar uma atmosfera musical única e imersiva, que complementasse a grandiosidade visual e emocional de “Duna”. A trilha trouxe uma mistura de sons futuristas com influências étnicas, elevando a experiência cinematográfica e ajudando a definir o tom épico da jornada.


Elenco de Duna Parte 2 na premier no Licoln Center no dia 25 de Fevereiro (Foto: reprodução/Dimitrius Kambouris/Getty Images Embed)


Composições originais

O Oscar costuma valorizar canções inéditas e composições originais. No entanto, na segunda parte desta nova versão, dirigida pelo mesmo responsável por “Blade Runner 2049”, há uma certa reciclagem do que foi feito na produção de 2021. Acredita-se que alguns elementos dessa sequência foram incorporados a partir da primeira metade da história, mantendo uma continuidade musical e temática entre os dois filmes.

Especulações

Apesar de não haver confirmação oficial por parte da Legendary, há uma grande possibilidade de uma terceira parte de “Duna” ser lançada. A data de 18 de dezembro de 2026 foi possivelmente reservada pela produtora para essa continuação, alimentando as expectativas dos fãs de que a história seguirá em frente.

Hanz Zimmer

O compositor por trás da trilha sonora dos dois filmes de “Duna” já conquistou dois Oscars, um por “Duna: Parte 1” (2021) e outro por “O Rei Leão” (1994), além de ter recebido outras 10 indicações. Entre elas, destacam-se “Dunkirk” (2018), “Interestelar” (2015), “A Origem” (2011), “Sherlock Holmes” (2010), “Gladiador” (2001), “Além da Linha Vermelha” (1999), “O Príncipe do Egito” (1999), “Melhor é Impossível” (1998), “Um Anjo em Minha Vida” (1997) e “Rain Man” (1989). As partes 1 e 2 de “Duna” estão disponíveis para assistir no Max.

Sair da versão mobile