Jacques Audiard e Karla Sofía Gascón são anunciados para vinda ao Brasil

O diretor e a atriz estarão promovendo o longa "Emilia Pérez", que estreia dia 6 de fevereiro

Por Pedro Silvini - https://pedrosilvini.substack.com/
3 min de leitura
Elenco de Emilia Pérez
Foto destaque: elenco de "Emilia Pérez" no "Red Carpet" em Los Angeles (Reprodução/Lehtikuva/AFP)

A distribuidora de filmes nacional, Paris Filmes, anunciou na última segunda (13), a vinda do diretor e roteirista francês, Jacques Audiard, e a atriz espanhola, Karla Sofía Gascón, a São Paulo, entre os dias 20 a 22 de janeiro, para eventos relacionados ao filme. A informação foi divulgada no Instagram, e não há mais detalhes até o momento.


Anúncio feito pela Paris Filmes no Instagram (Foto: Divulgação/Instagram/@parisfilmes)



Recepção do filme

O longa, apesar de ser o mais premiado do Globo de Ouro 2025, nas categorias “Melhor Filme de Língua Não Inglesa”, “Melhor Filme de Musical ou Comédia”, “Canção Original” e “Atriz Coadjuvante” (Zoe Saldaña), enfrenta duras críticas na América Latina, especialmente no Brasil e México.

Uma das contestações é a realidade estereotipada do México e a escolha do elenco, formado majoritariamente, por europeus e apenas uma mexicana (Adriana Paz). Audiard, em entrevista à BBC, reconheceu a falta de pesquisa para o longa metragem. “O que eu tinha que entender eu já sabia um pouco”. A declaração não foi bem recebida pelo público. Carla Hool, diretora de elenco, também não foi bem recebida ao dizer que atrizes estadunidenses com ascendência latina eram as melhores para encarnar as personagens.

No Brasil, o principal obstáculo é o filme “Ainda Estou Aqui” de Walter Salles, que está competindo junto com “Emilia Pérez”, na corrida das premiações para o Oscar.

Emília Pérez


Trailer Oficial de “Emilia Pérez” (Reprodução/Youtube/Paris Filmes)


No filme, Rita (Zoe Saldaña), uma advogada de uma grande firma, que liberta criminosos judicialmente, recebe um inesperado pedido de um chefão do tráfico de drogas: ajudar na transição para ser uma mulher. Selena Gomez, Edgar Ramirez e Adriana Paz são alguns dos nomes que compõe o elenco.

“Emilia Pérez” estreou em maio do ano passado no Festival de Cannes, ganhando a categoria de melhor atriz pelo elenco feminino (Karla Sofía Gascón), tornando-se a primeira vez que uma mulher trans ganha. A trama foi adaptada livremente do romance francês “Écoute”, do autor Boris Razon.

https://pedrosilvini.substack.com/
Seguir
Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura, enxerga essas áreas como ferramentas poderosas para entender o mundo e criar conexões entre diferentes perspectivas.
Sair da versão mobile