O diretor James Cameron já apresentou “Avatar: Fogo e Cinzas”, terceiro capítulo da saga, para um grupo seleto de espectadores. Em entrevista ao site neozelandês Stuff, ele compartilhou algumas das primeiras impressões sobre o longa, que tem lançamento previsto para o final de 2025.
“Eu mostrei o filme para algumas pessoas e o retorno tem sido de que ele é sem dúvidas o mais emocional e talvez o melhor dos três até o momento […] Nós vamos ver, você sabe, mas eu estou bastante confiante. E o trabalho é excepcional dos atores. É bastante dramático no bom sentido”, declarou James Cameron.
Nova aventura e introdução de uma nova tribo
Ainda são escassos os detalhes sobre a trama de “Avatar: Fogo e Cinzas”, mas o longa continuará a explorar o ecossistema de Pandora. Assim como “O Caminho da Água” trouxe um mergulho nos oceanos do planeta, o terceiro filme apresentará um novo grupo de Na’vi: o Povo das Cinzas. Essa tribo, descrita como vulcânica e mais agressiva, contrasta com os pacíficos Metkayina, introduzidos no filme anterior. A atriz Oona Chaplin, conhecida por seu trabalho em “Game Of Thrones” e neta de Charles Chaplin, interpreta Varang, líder do Povo das Cinzas.
Uma novidade importante para a franquia é a troca de narrador. Diferente dos dois primeiros filmes, que tinham Jake Sully (Sam Worthington) como foco principal, “Fogo e Cinzas” terá Lo’ak (Britain Dalton) como novo narrador. Essa mudança promete trazer uma nova perspectiva à história.

Calendário e franquia de Avatar
“Avatar: Fogo e Cinzas” tem estreia marcada para 19 de dezembro de 2025. Depois dele, “Avatar 4” chegará aos cinemas em 21 de dezembro de 2029, e “Avatar 5” está previsto para 19 de dezembro de 2031. Caso essas datas sejam mantidas, a conclusão da franquia ocorrerá 22 anos após o lançamento do filme original, em 2009.
O filme mais recente da saga, “Avatar: O Caminho da Água”, continuou a jornada de Jake Sully e Neytiri (Zoe Saldaña), mostrando sua luta para proteger Pandora de uma nova invasão humana. O longa arrecadou cerca de US$ 2,3 bilhões nas bilheterias mundiais e está disponível no Disney+. Com tamanha repercussão, a expectativa para “Avatar: Fogo e Cinzas” é alta, e James Cameron está confiante de que este será um dos pontos altos da saga.