Karla Sofía Gascón não irá comparecer nas premiações dos EUA, diz site 

O rosto da atriz que está indicada na categoria de Melhor Atriz do Oscar, está sendo removido do material de campanha da premiação

5 min de leitura
Foto destaque: protagonista Emilia Pérez interpretada por Karla Sofía Gascón (reprodução/Instagram/@emiliaperezfilm)

De acordo com a revista The Hollywood Reporter, Karla Sofía Gascón, protagonista do filme “Emilia Pérez”, não deverá viajar para os Estados Unidos na próxima semana. A atriz estava programada para comparecer em algumas premiações que ocorrem no início de fevereiro, o que pode não acontecer.

Segundo o site, o principal motivo para que a atriz não participe das premiações foi a descoberta de publicações antigas em redes sociais, onde a estrela do filme abordou temas como racismo, xenofobia e movimentos sociais de forma polêmica, além de ter feito críticas à própria premiação do Oscar. 


A atriz Karla Sofía Gascón em divulgação do filme “Emilia Pérez” (Foto: Reprodução/Instagram/@karsiagascon)

O veículo também informou que existe uma grande tensão entre a atriz e a Netflix, portadora dos direitos do filme “Emilia Pérez” no exterior. A empresa e a atriz se comunicam apenas por intermédio do agente de Gascón, Jeremy Barber, e não há interesse da parte da Netflix em dar cortesia ou custear os gastos da atriz para as premiações nos EUA. Além disso, o serviço de streaming deseja “esconder” o rosto de Gascón do material de divulgação para a campanha do Oscar 2025. 

Karla Sofía Gascón e Fernanda Torres 

As polêmicas envolvendo a estrela do filme “Emilia Pérez” começaram desde janeiro. Depois de ganhar o Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro, o filme francês se tornou um dos principais concorrentes do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” na disputa pelo Oscar. Por essa questão, muitos brasileiros utilizaram as redes sociais para direcionar um descabido discurso de ódio ao filme e à atriz protagonista Karla Sofía Gascón. 

No dia 21 de janeiro, em uma entrevista para o G1 durante sua passagem no Brasil para divulgação do filme, a atriz protagonista de “Emilia Pérez” fez um apelo bem humorado para Fernanda Torres ajudá-la com o público brasileiro. Três dias depois da entrevista, a atriz brasileira Fernanda Torres divulgou um vídeo em seu perfil no Instagram, onde elogiou a colega Karla Sofía Gascón e pediu para que as torcidas brasileiras não tratassem ninguém mal independente das disputas pelas premiações.


Fernanda Torres manda coração para Karla Sofia Gascón (Vídeo: reprodução/@oficialfernandatorres)


No entanto, mesmo após a declaração pública de Fernanda Torres, antes do anúncio oficial dos indicados ao Oscar, Karla Gascón,  ainda de passagem pelo Brasil, acusou “pessoas que trabalham no ambiente de Fernanda Torres” de falarem mal de seu trabalho e do seu filme. As declarações ganharam repercussão no dia 28 de janeiro, depois da publicação feita pelo jornal “Folha de São Paulo”, quatro dias depois do vídeo de Fernanda Torres. 

Divulgação dos posts antigos

As declarações polêmicas sobre a equipe da atriz Fernanda Torres, não foram bem recebidas pelo público, sobretudo pelos brasileiros. Logo após a divulgação da entrevista, usuários de redes sociais passaram a reclamar da postura de Gascón e questionaram se a fala da atriz poderia ser considerada uma quebra das regras de campanha da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para o Oscar. Contudo, a revista americana “Rolling Stone”, informou que, segundo uma fonte não identificada, a Academia não viu as declarações da atriz como uma violação das regras. 

No dia 30 de janeiro, em entrevista à Variety, Karla se retratou sobre as acusações feitas anteriormente. Porém, no mesmo dia do pedido de desculpas à Fernanda Torres, posts antigos da protagonista de “Emilia Pérez” começaram a viralizar na rede social X (antigo Twitter). 


Posts antigos de Karla Sofía Gascón divulgados (Foto: reprodução/X/@KindaHagi)

As publicações foram resgatadas pela jornalista canadense Sarah Hagi e datam dos anos de 2020 e 2021. Nelas, Gascón fala sobre islamismo, o caso George Floyd e a inclusão no Oscar com teor racista e xenofóbico. Na última sexta-feira (31), a atriz soltou um comunicado de desculpas pelas publicações antigas e deletou sua conta na rede social X.

Sair da versão mobile