Lanthimos, Coppola, Mad Max e mais veja seleção para o Festival de Cannes 2024

Thiago Correa Por Thiago Correa
3 min de leitura
Festival de Cannes. Foto: (reprodução/site oficial/Festival de Cannes)

Na manhã desta quinta-feira (11), o renomado Festival de cinema de Cannes, anunciou sua seleção oficialmente. Envolvendo produções que disputam a palma de ouro e estreias excepcionais que irão acontecer por fora da competição pelos prêmios.

A lista de seleção, conta com filmes de grande destaque como: Kinds Of Kindness de Yorgos Lanthimos, que contará com Emma Stone novamente, após o grande sucesso de Pobres Criaturas; Furiosa: Uma Saga Mad Max, um novo capítulo neste universo, dirigido por George Miller; Megalopolis, novo projeto de Francis Ford Coppola; e Horizon: An American Saga, um filme, no estilo Western, estrelado e dirigido por Kevin Costner.

Motel Destino, com Karim Aïnouz, será o representante brasileiro na premiação francesa, levando o diretor cearense de volta a Cannes após a ascensão de A Vida Invisível, filme lançado em 2019. O festival será realizado entre os dias 14 e 25 dos mês de maio.


Capa de Motel Destino indicado ao prêmio (Foto: reprodução/Instagram/@festivaldecannes)

Momentos marcantes do festival

Para hoje, ser reconhecido com um dos festivais mais tradicionais do cinema mundial, o Festival Du Film de Cannes, já viveu diversos momentos emblemáticos em seus 78 anos de vida, onde alguns serão lembrados agora.

O Brasil vence a Palma de Ouro

A cinematografia brasileira vem conquistando cada vez mais espaço no cenário mundial ao longo dos anos. Porém, em 1962, já demonstraria um pouco do seu potencial alcance. O filme, O Pagador de Promessas, feito por Anselmo Duarte, foi a primeira e até então, única produção brasileira vencedora da maior honraria do festival francês: a Palma de Ouro. A trama se desenrola envolta de um sujeito simples, que faz uma promessa de carregar uma cruz até o altar de uma igreja para demonstrar sua gratidão pela cura de seu animal. Contudo, no meio do caminho, enfrenta diversos problemas que dificultam sua jornada.


Festival de Cannes 1947 Foto: (reprodução/Site Oficial/Festival de Cannes)

Fundação

A primeira edição oficial do festival foi feita em 20 de setembro de 1946, e contou com um júri diversificado para a escolha dos premiados. No fim, o Grande Prêmio foi dividido entre 11 filmes dos 44 que estavam competindo, entre eles estavam: A Última Porta, de Leopold Lindtberg; Desencanto, de David Lean; Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini; A Sinfonia Pastoral, de Jean Delannoy; e María Candelaria, de Emilio Fernández.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile