Liam Neeson anuncia aposentadoria do cinema de ação

O ator é lembrado por seus papéis nas franquias 'Busca Implacável', 'Star Wars' e 'Batman'

Marina Camarotti Por Marina Camarotti
5 min de leitura
Foto Destaque: Liam Neeson (Reprodução/IMDb )

O astro Liam Neeson, de 72 anos, é amplamente reconhecido por seus papéis icônicos no cinema de ação. Seja como o pai determinado que move céus e montanhas — e distribui muita pancadaria — em Busca Implacável para salvar a filha, ou como o sábio Mestre Jedi Qui-Gon Jinn em Star Wars, grande parte da trajetória do ator foi marcada por personagens intensos e carregados de ação.

Embora nos últimos anos Liam Neeson tenha se mantido como um dos pilares do gênero de ação, ao lado de nomes como Tom Cruise e Jason Statham, o ator revelou que chegou a hora de se despedir desse estilo. A declaração foi dada por Neeson durante uma entrevista para People em que o foco foi seu próximo filme, que, curiosamente, também é uma produção de ação.

Confira a entrevista

Durante a entrevista à People, que explorou sua trajetória no cinema de ação e seu próximo lançamento, Absolution, Neeson também falou sobre Mongoose — que pode ser sua despedida do gênero. Segundo o ator:

“Eu tenho 72 anos e isso tem que parar em algum momento (…) Não se pode enganar o público. Não quero que Mark faça minhas cenas de ação de luta por mim”

Liam Neeson

A produção de Mongoose, ganha um toque especial por ser o primeiro longa dirigido por Mark Vanselow, dublê de longa data do ator e parceiro fiel em várias de suas cenas mais intensas.


Liam Neeson descarta chance de fazer 'Busca Implacável 4'
Liam Neeson contou com Mark Vanselow como seu dublê em Busca Implacável (2008) (Foto: reprodução/IMDb)

O afastamento é prometido há anos

O ator irlandês já havia mencionado em 2017 que considerava se aposentar do gênero, afirmando que, aos 65 anos, temia perder credibilidade junto ao público. No entanto, ele voltou atrás apenas duas semanas depois e seguiu acumulando papéis de ação e cenas de luta, sempre contando com o apoio de seu dublê de longa data, Mark Vanselow.

Ainda em 2017, durante uma conversa no Festival de Toronto, Neeson fez uma declaração polêmica sobre sua trajetória no cinema de ação. O ator admitiu que sua carreira no gênero foi “um puro acidente” e que continuou atuando nesses filmes porque lhe ofereciam “dinheiro de verdade”. Essa dinâmica resultou em mais de 20 filmes de ação ao longo de sua carreira.

A carreira de Liam Neeson

“Comum” definitivamente não é um adjetivo que se encaixa no portfólio de Liam Neeson. O artista já percorreu uma ampla gama de gêneros cinematográficos, incluindo até mesmo o romance. Durante muitos anos, ele foi mais conhecido por seus papéis em dramas de guerra, especialmente em A Lista de Schindler (1993), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar.

Além de sua participação em clássicos do romance natalino, como Simplesmente Amor (2003), e comédias como Tudo por um Furo (2013), Neeson também emprestou sua voz a animações infantis, como Ponyo (2008).


Liam Neeson em A Lista de Schindler (1993), Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999) e Simplesmente Amor (2003) (Foto: reprodução/IMDb)

Embora já tivesse participado de filmes de ação, como Vingança Sem Rosto (1990) e Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), sua transformação em um ícone do gênero aconteceu com o sucesso inesperado de Busca Implacável (2008), onde interpretou um ex-agente governamental em busca da filha sequestrada. Esse sucesso originou duas sequências e quase 20 filmes de ação, incluindo outro clássico, The Grey – A Presa (2011).

É importante destacar que a carreira intensa de Liam Neeson se deve, em grande parte, ao vazio que ele sentiu após a perda de sua esposa, Natasha Richardson, em 2009, devido a um trágico acidente de esqui. Segundo o ator, após o falecimento de sua amada, ele começou a aceitar qualquer projeto que surgisse, buscando manter sua mente ocupada e preservar sua sanidade em prol dos filhos.

Atualmente, o astro se prepara para estrelar Absolution e, em seguida, Mongoose, que está previsto para iniciar a produção em janeiro de 2025. Além disso, novos ventos sopram em sua carreira, com a confirmação de sua participação ao lado de Pamela Anderson na comédia The Naked Gun, que também deve estrear no próximo ano e terá o papel principal no reboot do clássico “Corra que a Polícia Vem aí”.

Sair da versão mobile