Meryl Streep recebe homenagem em Festival de Cannes

Ana Livia Menezes Por Ana Livia Menezes
4 min de leitura
Foto Destaque: Meryl Streep participa do tapete vermelho no 77º Festival Anual de Cinema de Cannes (Foto: Reprodução/ Stephane Cardinale/ Getty Images Embed)

Na noite de terça-feira (14), durante a cerimônia de abertura da 77ª edição do Festival de Cannes, a atriz Meryl Streep foi agraciada com a Palma de Ouro honorária. A premiação celebrou sua carreira e sua significativa contribuição ao cinema em uma cerimônia memorável.

Antes da exibição do filme de abertura “The Second Act”, o Grand Théâtre Lumière foi palco de uma emocionante homenagem à atriz Meryl Streep, com a entrega da Palma de Ouro honorária. Streep, considerada um dos maiores ícones da sétima arte, foi aclamada por seus colegas de profissão.

A atriz francesa Juliette Binoche, encarregada de apresentar a homenagem, destacou a contribuição de Streep para o cinema, declarando em um discurso comovente: “você mudou a maneira como vemos as mulheres no mundo do cinema”.


Meryl Streep recebe o Prêmio Honorário de Juliette Binoche no palco durante a cerimônia de abertura do 77º Festival Anual de Cinema de Cannes (Foto: Reprodução/Andreas Rentz/Getty Images Embed)


Ao receber o prêmio, Meryl Streep disse que sua jornada no cinema: “é como olhar pela janela de um trem-bala”, comparou a atriz. Ela também fez uma homenagem especial à sua mãe, recordando: “minha mãe, que geralmente estava certa sobre tudo, me disse: ‘Meryl, querida, você vai ver. Tudo passa tão rápido. Muito rápido’. E assim foi. Exceto pelo meu discurso”, brincou Streep com o público.

Ao longo de sua carreira premiada, Streep demonstrou sua versatilidade e talento ao interpretar papéis memoráveis em filmes como “A Morte lhe Cai Bem”, “Mamma Mia!” e “A Dama de Ferro”.

Um festival marcado por grandes nomes

A abertura do Festival de Cannes também contou com a presença de um time de estrelas internacionais. Além de Meryl Streep, o tapete vermelho foi abrilhantado por nomes como Jane Fonda, Heidi Klum, o elenco da comédia francesa “The Second Act” e Messi, a estrela canina do filme “Anatomia de uma Queda”, vencedor da Palma de Ouro em 2023. A presidente do júri deste ano, a cineasta Greta Gerwig, também prestigiou a cerimônia.

Meryl Streep coleciona recordes

Ao longo de sua brilhante carreira, colecionou recordes e homenagens que a consolidam como um ícone do cinema. No Globo de Ouro, Streep se destaca como a atriz mais indicada da história, com um total de 33 indicações. Entre suas vitórias, ostenta oito estatuetas douradas por atuações memoráveis em filmes como “O Diabo Veste Prada” e “A Dama de Ferro”.

Streep já detém três Oscars, Melhor Atriz Coadjuvante por “Kramer Vs. Kramer” em 1980, Melhor Atriz por “A Escolha de Sofia” em 1983 e novamente Melhor Atriz por “A Dama de Ferro” em 2012, na pele da ex-primeira-ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher e dois dos quatro prêmios mais prestigiados do entretenimento: Emmy e Tony.

A versatilidade de Streep a levou a transitar por diversos gêneros e personagens marcantes, desde “A Escolha de Sofia” (1982), “Mamma Mia!” (2008) e “O Diabo Veste Prada” (2006).

Seu talento não se limita ao cinema. Streep também brilha na televisão, com cinco indicações ao Emmy, a principal premiação do audiovisual. Já levou três estatuetas para casa: a primeira em 1978 pela minissérie “Holocausto”, a segunda em 2004 por “Angels in America” e a última em 2017 pela narração da série documental “Cinco que Voltaram”.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile