A corrida pelo Oscar 2025 já se iniciou, e tem filmes brasileiros no páreo para Melhor Filme Internacional. Nesta segunda-feira (16), foi revelado pela Academia Brasileira de Cinema, seis filmes selecionados que disputam vaga para representar o pais na 97ª edição da premiação da Academy of Motion Picture Arts and Sciences.
Filmes que seguem na disputa
Entre os destaques, temos Walter Salles, que dirigiu o filme “Ainda Estou Aqui”, a diretora Juliana Rojas, está na disputa com o filme “Cidade Campo”, trazendo uma abordagem única e inovadora, outro concorrente está “Levante” dirigido por Lillah Halla, filme explora questões sociais de forma impactante.
Haroldo Borges nos presenteia com o emocional “Saudade Fez Morada Aqui Dento”, enquanto a dupla Nara Normande e Tião trazem para a lista o filme “Sem Coração”, longa que promete trazer uma profundidade e originalidade. Além desses filmes, temos na lista também o filme “Motel Destino” uma obra que já é aguardada com grande expectativa.
No total, haviam filmes na disputa, mas apenas um deles seguira para a premiação, e saberemos o escolhido no próximo dia 23 de setembro. Vale lembrar que após essa etapa, o filme indicado terá que aguardar a lista oficial dos indicados pela Academia de Hollywood para saber se estará entre os finalistas da maior premiação do cinema mundial.
Brasil no Oscar
Agora nos resta torcer, com grandes expectativas para que um filme Brasileiro possa concorrer ao Oscar, é visto que os filmes nacionais estão cada vez mais mostrando sua diversidade e talento, tanto em direção, quanto em atuação dos artistas.
Vale lembrar que a ultima vez que uma produção Brasileira concorreu ao Oscar foi em 2020, com o documentário “Democracia em Vertigem”, dirigido por Petra Costa. O filme concorreu na categoria de Melhor Documentário, mas não levou o prêmio.
O documentário, abordava o cenário político brasileiro, especialmente os eventos que culminaram no impeachment da ex presidente Dilma Roussef e o contexto que levou à eleição de Jair Bolsonaro. Embora não tenha levado a estatueta para casa, isso marcou um momento importante para o cinema brasileiro, destacando a fora das produções documentais do país.