No próximo domingo, dia 02 de março, a partir das 21h, horário de Brasília, acontece a 97º cerimônia do Oscar. Considerada a maior premiação cinematográfica mundial, é realizada no Dolby Theatre, em Los Angeles.
No Brasil será transmitido pela TV Globo, em canal aberto e pela TNT, tv por assinatura. A transmissão via streaming fica por conta da Max. Nesta edição, a atriz brasileira Fernanda Torres concorre ao prêmio de melhor atriz e o filme “Ainda estou aqui”, aos prêmios de melhor filme e melhor filme internacional.
Este ano, a data da cerimônia coincide com a transmissão dos desfiles de carnaval. Por este motivo a TV Globo transmitirá os dois eventos simultaneamente, priorizando a transmissão dos desfiles para os moradores do estado do Rio de Janeiro. No entanto, o Oscar, poderá ser assistido, também, pelo G1 e GShow, com apresentação de Maria Beltrão. Início às 21h55.
O que é o Oscar
O Oscar é uma premiação anual da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. Premia os melhores filmes, diretores, atores e outros profissionais da indústria cinematográfica. A primeira cerimônia foi realizada em 1929.
Dentre as principais categorias estão: “Melhor filme”, “Melhor filme internacional”, “Melhor documentário”, “Melhor atriz”, “Melhor ator”, “Melhor diretor”, “Melhor trilha sonora original”, “Melhor figurino”, “Melhor animação”, entre outros.
Fernanda Torres e “Ainda estou aqui”
A atriz brasileira Fernanda Torres concorre ao prêmio de melhor atriz por sua atuação em “Ainda estou aqui”. Disputará o prêmio com Cynthia Erivo (“Wicked”), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (A Substância).
Atriz Fernanda Torres no Bafta (Foto: reprodução/Kate Green/Getty Images Embed)
Já o filme “Ainda estou aqui” que concorre em duas categorias, melhor filme e melhor filme internacional disputará o prêmio com:
Melhor filme: Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte 2, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e Wicked
Melhor filme internacional: A Garota da Agulha (Dinamarca), Emilia Pérez (França), The Seed of the Sacred Fig (Alemanha) e Flow (Letônia).
Ser indicado ao Oscar é uma forma de ter reconhecimento global, aumenta a visibilidade e gera oportunidades para artistas e diretores celebrarem contratos com grandes estúdios.