O ator Robert Downey Jr. que interpreta Tony Stark, nosso eterno “Homem de Ferro”, quase assumiu o papel de vilão no Universo da Marvel no filme “Quarteto Fantástico”, do ano de 2005.
A informação foi dada por Jon Favreau, durante uma celebração de 15 anos do primeiro lançamento de Homem de Ferro. O diretor, que também interpreta Happy Hogan no filme, mencionou que Downey já tinha sido considerado para o papel de Doutor Destino, o supervilão de “Quarteto Fantástico” e que fez inclusive, audições para interpretar o personagem, mas não foi escolhido, ficando para Julian McMahon o papel.
O Homem de Ferro conhecido mundialmente
Mesmo não assumindo o papel de supervilão, Robert Downey Jr. conseguiu interpretar Tony Stark, o rosto por trás do “Homem de Ferro”, personagem que o consagrou definitivamente em todo o mundo.
O ator deixou sua marca inigualável dando vida ao personagem com características que misturam sua atuação e sua personalidade, formando o casamento perfeito que a MCU precisava.
Favreau destaca ainda a importância de Downey Jr para o papel descrevendo que era “a peça do quebra-cabeça que fez tudo funcionar” e complementa com o exato momento em que sentiu que havia achado o cara de “Homem de Ferro”:
“Lembro-me de sentar com o cara e pensar: ‘Ele tem aquele brilho nos olhos e está pronto.’ Foi quando estávamos em seu escritório e apontamos para a foto dele, dizendo: ‘Precisamos tentar descobrir isso'”.
Participações de Robert Downey como “Homem de Ferro”
“Homem de Ferro” é baseado no personagem dos quadrinhos da Marvel Comics e teve seu primeiro filme lançado em 2008.
Conta a história de Tony Stark, engenheiro mestre e industrialista que após ser sequestrado por terroristas e forçado a construir armas letais, cria uma armadura muito poderosa com tecnologia avançada e se transforma em um super heroi.
Tony é conhecido por sua genialidade como inventor e cientista, além de uma personalidade única que mistura carisma, humor e arrogância que fazem parte da sua marca registrada entre os herois.
Acima de tudo, é comprometido com a mudança no mundo e com o bem maior das pessoas, tem o coração bom e é voltado para causas sociais, lutando bravamente contra os vilões que aparecem durante o caminho.
“Homem de Ferro”, primeiro filme lançado em 2008 (Foto: reprodução/Marvel)
Já no segundo filme, lançado em 2010, Tony Stark é reconhecido como “Homem de Ferro” e sua popularidade que atrai fãs ao redor do mundo, também atrai inimigos.
Enquanto lida com a pressão externa para compartilhar o segredo de sua tecnologia, enfrenta um adversário com armadura semelhante, além de problemas de saúde causados pelo reator arc que fica instalado em seu peito e o mantém vivo.
Stark conta com seus aliados, Pepper Potts e James Rhodes para combater seus inimigos e evitar que a organização corrupta que o cerca continue crescendo, deixando claro o preço de ser um heroi reconhecido.
Pouco tempo depois, Tony se une aos Vingadores para combater Loki que rouba o Tesseract do projeto PEGASUS onde quase sacrifica-se para salvar a humanidade em uma Batalha de Nova York, mostrando sua coragem e determinação ao proteger o mundo.
“Homem de Ferro 2”, lançado em 2010 (Foto: reprodução/Marvel)
Em “Homem de Ferro 3”, lançado em 2013, Tony Stark coleciona mais inimigos e dessa vez precisa lidar com o terrorista “Mandarin”, que atenta contra a vida dos americanos. Além disso, enfrenta traumas de sua última batalha, sendo forçado a agir sem sua armadura em algumas ocasiões.
Trabalhando sempre em conjunto com seus aliados, descobre uma conspiração enorme em diferentes níveis de poder e entende que seu desafio sendo super heroi cresce cada vez mais.
“Homem de Ferro” e os “Vingadores”
Tony Stark se reúne com os vingadores em “Era de Ultron”, lançado em 2015, para recuperar o cetro de Loki, que contém a Joia da Mente, além de tentar a captura de Barão Strucker, o líder da HYDRA com o maior desafio que poderiam enfrentar: a corrida contra o tempo para evitar a extinção global.
Em “Capitão América: Guerra Civil”, lançado em 2016, há uma divisão dos herois devido a um Acordo de Sokovia que mantém os vingadores sob supervisão internacional, com dois times: Time Capitão América e Time Homem de Ferro que termina em uma super batalha com a revelação do assassino dos pais de Tony Stark, intensificando o conflito entre eles.
O “Homem de Ferro” passa a fazer parte dos “Vingadores” (Foto: reprodução/Marvel)
Com uma participação em “Homem-Aranha: De volta ao lar”, Tony Stark apadrinha Peter Parker que retorna aos estudos e combate o crime como “Homem-Aranha” secretamente.
Além de produzir um novo traje altamente tecnológico a Peter, Tony Stark o prepara para ser um heroi e combater as ameaças que estariam por vir, sendo um verdadeiro mentor do jovem heroi.
Em “Vingadores: Guerra Infinita”, lançado em 2018, Tony Stark se prepara para ser pai pela primeira vez, fruto de seu relacionamento com Pepper Potts.
E o que deveria ser um momento calmo, se torna uma ameaça com a invasão de Thanos e seu desejo insaciável de obter todas as seis Joias do Infinito.
O vilão consegue derrotar alguns herois e juntar as seis joias, eliminando parte da vida no universo e deixando os vingadores em puro caos para tentar reverter tamanho dano.
“Vingadores: Guerra Infinita” reúne todos os herois para combater o poderoso vilão Thanos (Foto: reprodução/Marvel)
“Vingadores: Ultimato” traz um desfecho impactante na saga iniciada lá em 2008. Após a catástrofe causada por Thanos, Tony Stark continua à deriva no espaço até ser salvo pela Capitã Marvel, retornando à terra com a missão de criar uma máquina do tempo, a fim de recuperar as joias e voltar atrás na destruição do planeta.
Com viagens arriscadas ao passado, o confronto entre Thanos e os vingadores marca uma batalha épica e no momento decisivo, Tony Stark resolve sacrificar sua própria vida para salvar a humanidade.
O mundo se despede de Tony Stark ao sacrificar sua vida em “Vingadores: Ultimato” (Foto: reprodução/Marvel)
O “Homem de Ferro” simboliza a coragem, determinação e proatividade em causas boas, além do sacrifício por um bem maior e a sabedoria na liderança.
A presença de Robert Downey Jr., marcou o personagem do início ao fim, concretizando a ideia de que Downey Jr., tinha mesmo que assumir o papel que lhe destaca até os dias de hoje no mundo todo.