“Senna”: instabilidade na Netflix fez com que série sumisse do catálogo

A instabilidade ocorreu na manhã do sábado, tendo sido notada pelos assinantes do streaming que procuravam continuar a maratona; Netflix lançou nota sobre

Esther Feola Por Esther Feola
3 min de leitura
Foto Destaque: Pôster da série “Senna”, produção da Netflix (Reprodução/X/@netflix)

Os assinantes da Netflix que buscavam concluir a maratona de “Senna” tiveram uma desagradável surpresa ao buscar pela série no catálogo, pois, durante aproximadamente uma hora, o programa online desapareceu do catálogo da Netflix em diversos países.

Apesar de diversos internautas terem noticiado e reclamado quanto a ausência da série no catálogo, em nota oficial, a Netflix informou durante a tarde de sábado que “Senna” ficou indisponível apenas para alguns assinantes, e que a falha havia sido solucionada.

A história de um ídolo

A nova produção da Netflix leva o sobrenome de Ayrton Senna, ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 que fez seu nome no esporte, sendo relembrado até hoje pelos pilotos mais novos, como o britânico Lewis Hamilton, que no primeiro domingo de novembro (3) pilotou o MacLaren MP4/5B, carro utilizado por Senna em 1990.

Criada por Vicente Amorim, que dirige a série ao lado de Júlia Rezende, a minissérie estreou em 29 de novembro, tendo como protagonista Gabriel Leone, que atua ao lado de nomes como Marco Ricca, Alice Wegmann, Kaya Scodelario e Hugo Bonemer.

A produção de “Senna”, da Netflix

Além da produção, a Netflix lançou um making of mostrando os bastidores para que a série pudesse ir ao ar, mostrando entrevistas, passeios pelos sets, além de cenas das gravações.

Além da percepção dos responsáveis pela série e dos atores, os bastidores mostram como foi o trabalho para recriar os circuitos clássicos da Fórmula 1, utilizando computação gráfica em uma combinação de estúdio profissional de led e chroma key.

Ademais, foi mostrado também a riqueza de detalhes que Amorim buscou, como o uso de carros reais utilizados em 1990 na Fórmula 1.

Sucesso e controvérsias

Mesmo com pouco tempo de estreia, “Senna” já liderou o top 10 global da plataforma de streaming entre 2 e 8 de dezembro, contando com mais de 53 milhões de horas assistidas, e foi a série de língua não inglesa mais assistida do mundo.


Netflix comunica o sucesso de série sobre Ayrton Senna nas redes sociais (Foto: reprodução/X/@NetflixBrasil)

Em seis episódios a série narra a vida do piloto, empresário e filantropo, causando muitos comentários nas redes sociais pelo modo como determinados aspectos da vida de Senna foram retratados, como a falta de foco em seu relacionamento com a apresentadora Adriane Galisteu, namorada do piloto de 1993 até a sua fatídica morte, e a concentração para contar a história de Xuxa e Ayrton.